| 02/09/2009 19h39min
Nova aposta do Figueirense para a disputa da Série B, o atacante Halleson Tiago Barbosa Honorato, mais conhecido como Philco, de 20 anos, foi apresentado na tarde desta quarta-feira, dia 2. Em sua primeira entrevista coletiva com a camisa alvinegra, no Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela, o jogador não escapou à pergunta sobre a origem do apelido.
— Meu irmão, quando era muito pequeno, não sabia chamar meu nome e começou a me chamar de Phil. Aí um amigo do meu pai falou assim: 'Phil é nome de menina. Então, chama de Philco'. E pegou. Todo mundo me chama assim, só minha mãe me chama pelo nome — disse Philco.
Formado nas categorias de base do Atlético-PR, o atacante deixou o Brasil em 2007 para atuar no Sporting Braga, de Portugal, de onde foi emprestado para o Portimonense até o final da temporada europeia. Ele espera agora aplicar o aprendizado que acumulou com a experiência no Exterior no Alvinegro catarinense:
— Passei dois
anos na Europa, onde o futebol é mais
pegado, mais tático. Eu creio que evolui e aprendi muito taticamente, o que é importante, porque o jogador brasileiro tem deficiência nessa área — destacou.
O recém-contratado promete muito empenho para levar o Figueira de volta à Primeira Divisão do Brasileiro.
— Agora é pensar em colocar o time na elite, que é o lugar de onde o Figueirense merece estar e nunca deveria ter saído. Vamos trabalhar forte para isso, com muita determinação, muito empenho e muita vontade de vencer.
Junto com Philco, o Figueira apresentou também o atacante Jean Coral, ex-Criciúma, que veio por empréstimo do Botafogo. Os dois jogadores já estão treinando normalmente com os atletas que não foram relacionados para a partida contra a Portuguesa, realizada na última terça.
A dupla deve ter a situação regularizada junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos próximos dias. Assim, eles devem ficar à disposição do treinador Márcio Araújo para o duelo
contra o Ceará, no dia 12, às 16h10min, no estádio
Orlando Scarpelli.