| 27/08/2009 14h56min
Dias depois de conquistar mais um título este ano, o Barcelona volta a campo nesta sexta às 15h30min (horário de Brasília), no estádio Louis II de Mônaco, para decidir a Supercopa da Europa. No último domingo, os catalães faturaram a Supercopa da Espanha em cima do Athletic Bilbao, e agora o adversário é o surpreendente vencedor da última edição da Copa da Uefa: o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e sua legião brasileira.
O Barcelona chega cheio de cautela, já que a última visita ao Louis II não foi nada agradável: em 2006, a equipe então comandada por Frank Rijkaard perdeu de 3 a 0 para o Sevilla, na partida que representaria o fim do reinado de Ronaldinho no Barcelona. Sem o meia Iniesta e o zagueiro mexicano Rafael Márquez, que estão na fase final de sua recuperação, o técnico Guardiola mandará a campo um time parecido com o da última decisão, com direito ao trio de ataque formado pelo argentino Messi, o sueco Ibrahimovic e o francês Henry. O lateral-direito brasileiro Daniel Alves está
confirmado
pela direita.
Brasileiro, por sinal, é o que não falta no Shakhtar, com cinco jogadores do país no grupo: os meias Willian (ex-Corinthians), Fernandinho e Jadson (ex-Atlético-PR), o lateral Ilsinho (ex-São Paulo), que agora joga também no meio, e o atacante Luiz Adriano, ex-Inter. Na última terça, eles mostraram sua força na vitória sobre o Sivasspor, da Turquia, por 2 a 0, que garantiu a equipe na fase de grupos da Liga Europa, que substitui a Copa da Uefa. Os gols foram marcados por Jadson, cobrando pênalti aos 21 minutos de jogo, e Luiz Adriano, aos 14 da etapa final, também cobrando penalidade. Na ida, os ucranianos haviam vencido por 3 a 0, fora de casa.
Coincidentemente, a equipe comandada pelo romeno Mircea Lucescu foi a última a derrotar o Barcelona em uma competição europeia: em 9 de dezembro, na última rodada da fase de grupos, ganhou por 3 a 2, no Camp Nou. Recém-eliminado na fase preliminar da Liga dos Campeões pelo Timisoara, o Shakhtar vive uma série de
nove partidas invicto
(teve dois empates contra o Timisoara e foi desclassificado pelo gol qualificado).
Prováveis escalações
Barcelona: Víctor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Touré, Keita e Xavi; Messi, Henry e Ibrahimovic. Técnico: Guardiola.
Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Chygrynskiy, Ischenko e Rat; Jadson, Hübschman, Gladkiy (Duljaj), Ilsinho e Fernandinho; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL), auxiliado por seus compatriotas Peter Hermans e Walter Vromans.