| 25/08/2009 14h21min
A seleção feminina de vôlei desembarcou na manhã desta terça-feira no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, trazendo na bagagem mais um título para o país. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães conquistaram de forma invicta o octacampeonato do Grand Prix no último domingo, em Tóquio, Japão, ao derrotar as anfitriãs por 3 sets a 1.
Apesar de estar feliz com a conquista, o técnico José Roberto Guimarães ressaltou a importância do aperfeiçoamento constante do trabalho.
– Foi uma grande conquista. Superamos adversários difíceis e passamos por viagens muito desgastantes. Na fase final, tínhamos que vencer uma decisão por dia. Chegamos ao último jogo no limite. A garra e a determinação das jogadoras foram fundamentais para o nosso sucesso. Agora, temos que continuar trabalhando e começar a pensar na próxima competição. Temos de melhorar bastante em alguns fundamentos, como o passe. Mas estamos no caminho certo – afirmou José Roberto.
– Este é apenas o começo de um trabalho. Estas jogadoras são muito jovens e ainda tem muito a dar ao vôlei brasileiro. Todos estão de parabéns, atletas, Zé Roberto e comissão técnica. É importante destacar também o trabalho realizado nas categorias de base do Brasil. Todas as jogadoras que estão aqui passaram pelas seleções de base e tiveram ótima formação até chegarem a este nível – destacou Ary Graça, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Passados e conquistados os quatro primeiros campeonatos da temporada - Montreux Volley Masters, Copa Pan-Americana, Classificatório para o Mundial de 2010 e Grand Prix –, as atenções da seleção brasileira agora voltam-se para o Final Four, que será disputado entre os dias sete e 14 de setembro, em Lima, no Peru.
– Para o Final Four, não vão todas as jogadoras que disputaram o Grand Prix. Algumas ficarão em Saquarema para treinamentos e recuperação física – explicou José Roberto.
Próximos desafios
A seleção brasileira feminina se reapresenta em Saquarema, no Aryzão - Centro de Desenvolvimento do Voleibol brasileiro (CDV-S) –, na próxima terça. A lista das convocadas para a disputa dos dois próximos torneios: Copa Final Four 2009 e Campeonato Sul-Americano.
Além das 14 atletas que disputaram o Grand Prix – Dani Lins, Ana Tiemi, Sheilla, Joycinha, Natália, Mari, Regiane, Sassá, Thaísa, Fabiana, Adenízia, Carol Gattaz, Fabi e Camila Brait -, outras seis jogadoras foram chamadas: as ponteiras Paula Pequeno, Fernanda Garay e Thaís, a levantadora Fabíola, a oposto Lia e a meio-de-rede Natália.
– A ideia é mesclar jogadoras jovens com aquelas que jogaram menos partidas no Grand Prix. É assim que vamos trabalhar para estes dois campeonatos – encerrou o técnico José Roberto Guimarães.
Jogadoras da seleção na chegada ao Brasil. Time se reapresenta na próxima terça
Foto:
Alexandre Arruda, CBV