| 20/08/2009 23h01min
Nesta quinta-feira, o Avaí chegou à 10ª partida invicto pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão arrancou um empate heroico em 2 a 2 com o Atlético-MG, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela rodada de abertura do returno. Todos os gols saíram no segundo tempo: Éder Luis e Marcos Rocha marcaram para o Galo, enquanto Eltinho e Odair anotaram pelo time azurra.
>>> Assista aos gols no site da RBS TV
Com o resultado, os catarinenses somaram 31 pontos e terminaram a rodada na oitava colocação da tabela — a dois pontos do Inter, último time no G-4. Já os mineiros, com 33 pontos, estrearam na segunda fase em quinto lugar.
Na próxima rodada, o Avaí enfrenta o Flamengo, no domingo, dia 23, às
18h30min, na Ressacada. No mesmo dia, o Galo vai a Porto Alegre encarar o Grêmio,
no Olímpico, às 16h.
Primeiro tempo sem gols
Impulsionado pela torcida, o Atlético-MG teve mais volume de jogo na etapa inicial da partida. O primeiro lance de perigo, no entanto, foi dos visitantes. Logo aos dois minutos, Muriqui partiu em contra-ataque rápido e passou para Luís Ricardo, que arriscou da entrada da área. Na tentativa, Werley, por pouco, não mandou contra o próprio gol.
Aos quatro minutos, os anfitriões responderam. Marcos Rocha recebeu na intermediária, avançou e mandou a bomba para uma grande defesa de Eduardo Martini. Um pouco depois, um lance polêmico: na pequena área, o zagueiro adversário desviou o chute de Marcus Winícius com a mão, e o árbitro Héber Roberto Lopes nada marcou.
Os mandantes voltaram a assustar aos 18. O colombiano Rentería, substituto de Diego Tardelli, suspenso, deu um belo passe para Éder Luís na entrada da área. O atacante não pensou duas vezes e mandou a bomba,
que passou acima da meta azurra.
A partir daí, o
Galo passou a dominar até a hora do intervalo. O camisa 1 do Leão teve trabalho: aos 23, Renan chutou cruzado e Martini caiu bem para defender; aos 31, Éder Luís arriscou de longe e o arqueiro azurra precisou se desdobrar para impedir o gol.
Galo: dois gols e bola na trave
O segundo tempo da partida pode ser, claramente, dividido em dois momentos — o que aconteceu antes e depois do segundo gol do time da casa. Sem alterações nas duas equipes, a partida voltou do intervalo exatamente como havia terminado no primeiro tempo: com o Galo atacando.
Assim, ainda no primeiro minuto, Éder Luís inaugurou o marcador em Belo Horizonte. Ele recebeu um lançamento, partiu para o contra-ataque, passou pelo goleiro Eduardo Martini — que saiu da área — e mandou no fundo das redes do Avaí.
Demorou apenas seis minutos para a equipe atleticana aumentar a diferença com Marcos Rocha. Depois de uma falha de Emerson
na saída de bola, Renan Oliveira puxou o ataque e cruzou
para Marcos, que só teve o trabalho de completar para dentro do gol. Na comemoração, o jogador do Galo imitou o fenômeno do atletismo Usain Bolt.
Avaí reage e arranca empate
Aos 11, o Atlético-MG ainda meteu uma bola na trave com Éder Luís. O susto serviu para, finalmente, acordar o time azurra na partida. Foi a partir deste momento que os comandados de Silas começaram a esboçar uma reação.
Com um novo ímpeto em campo, não demorou a acontecer o primeiro tento avaiano. E não foi qualquer gol, foi uma verdadeira pintura de Eltinho. Do bico da área pela esquerda, ele mandou com categoria no ângulo esquerdo do goleiro Edson.
O empate quase veio aos 28, com uma cobrança de falta certeira de Marquinhos, que tirou tinta da parte inferior da trave mineira. O jogo desta noite foi especial para o meia, que completou 150 jogos com a camisa avaiana.
Era perceptível o cansaço dos mandantes na
reta final do jogo. Fabinho Capixaba, que havia entrado na segunda
etapa, tentou alguns cruzamentos, mas o time catarinense não tinha sucesso nas finalizações.
O relógio já marcava 45 minutos quando Odair recebeu um lançamento de Muriqui, invadiu a área, dividiu com o goleiro adversário e, com um toque, conseguiu colocar a bola no canto inferior esquerdo do gol: 2 a 2.
FICHA TÉCNICA
Atlético-MG (2)
Edson; Marcos Rocha (Paulinho), Welton Felipe, Werley, Thiago Feltri; Jonílson, Carlos Alberto, Tchô (Júnior), Renan Oliveira; Eder Luis e Rentería (wellington Saci).
Técnico: Celso Roth
Avaí (2)
Eduardo Martini; Augusto (Fabinho Capixaba), Rafael, Emerson; Luis Ricardo (Odair), Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui, Eltinho; William
(Roberto).
Técnico: Silas
Gols: Éder Luís, a um minuto, e Marcos Rocha, aos sete minutos do segundo tempo (Atl). Eltinho, aos 17
minutos, e Odair, aos 45 minutos do segundo tempo (Ava).
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Welton Felipe e Jonílson (Atl). Muriqui (A).
Público pagante: 18.567
Renda: R$ 234.000,00
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR), auxiliado por Erich Bandeira (PE) e Bruno Boschilia (PR).
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).