| 17/08/2009 18h40min
O Milan derrotou nesta segunda-feira a Juventus por 5 a 4 na disputa por pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e conquistou o Troféu Berlusconi, tradicional jogo de pré-temporada promovido pelo Rubro-Negro Italiano no San Siro, em Milão.
Este foi o primeiro troféu levantado pelo time comandado por Leonardo nesta pré-temporada. No entanto, a equipe completou dez jogos sem vitória. O único triunfo foi logo na primeira partida: 2 a 0 sobre o inexpressivo Varese, da Quarta Divisão Italiana.
A partida começou nervosa, com uma confusão entre Gattuso e Felipe Melo, que, numa dividida, deu uma braçada no peito do volante brasileiro. De cara feia, os dois se cumprimentaram depois do lance.
Ronaldinho começou como titular e criou boas jogadas de ataque. Além disso, foi protagonista de um lance polêmico, aos 22 minutos de jogo. Ele recebeu um cruzamento da esquerda e, no meio da grande área, tentou dominar no peito. Legrottaglie cortou a bola com a
mão, mas o juiz não marcou o
pênalti.
Mesmo com menos volume de jogo, a Juve abriu o placar aos 28: Diego avançou pela direita e arriscou de fora da área. Thiago Silva deu um carrinho para tentar cortar a bola, mas acabou desviando para o gol e enganando o goleiro Storari.
O Milan só chegou ao empate na segunda etapa, e também com um gol brasileiro. Aos 24, Abate cruzou da direita na cabeça de Alexandre Pato, que subiu sozinho no segundo pau para balançar a rede.
Com o empate no tempo normal, a disputa do troféu foi decidida nos pênaltis. E quem brilhou foi o goleiro Storari, que pegou a primeira cobrança, de Yago. Os brasileiros Ronaldinho, Felipe Melo, Amauri e Thiago Silva, este último decisivo, converteram suas cobranças.
Esta foi a 19ª edição do Troféu Luigi Berlusconi, que foi criado pelo primeiro-ministro italiano e proprietário do Milan, Silvio Berlusconi, para homenagear o seu próprio pai. Entre 1991 e 1994, o torneio era um quadrangular, disputado
por Milan Juventus e mais dois convidados, que
obrigatoriamente já tenham vencido uma Liga dos Campeões. A partir de 1995, o troféu passou a ser disputado em um jogo único, entre os dois rivais italianos. Em 2006, não houve a disputa por falta de datas dos dois clubes no calendário.