| 17/08/2009 14h48min
Com 15 pontos, o Fluminense é o vice-lanterna do Brasileirão, e terá que conquistar o dobro da pontuação das primeiras 19 rodadas para chegar tranquilo ao dia 6 de dezembro, quando acaba a competição. Se a média dos últimos anos for mantida, a tendência é que 45 pontos garantam a permanência na primeira divisão. Sendo assim, o Fluminense precisa ganhar 10 dos 19 compromissos que ainda tem na tabela. Diante das dificuldades, o técnico Renato Gaúcho evita projeções:
– O planejamento é jogo a jogo. O próximo é o São Paulo. Perdemos, mas felizmente quem estava próximo também perdeu. Precisamos nos preocupar com a gente e vencer. Não é fácil. Todo mundo tem seus objetivos e nada vai cair do céu. Precisamos ter a mesma atitude dos últimos jogos e que não tivemos contra o Coritiba – salientou.
Sobre a meta para respirar aliviado, Renato se mostrou reticente. Para ele, ainda é cedo para especular esse tipo de número.
– Os adversários também precisam ganhar. Os matemáticos falam de 45 pensando em todo mundo. Eles (os adversários) vão ganhar? Não precisamos pensar em números. Falam em 45, depois 42, 40... Mas não podemos só torcer para que as coisas aconteçam. Temos que trabalhar para isso – salientou.
Por fim, o treinador se mostrou tranquilo com o tempo que lhe resta para tirar o Tricolor da atual situação. Há sete rodadas no comando da equipe, ele tem quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Nada capaz de abalar sua confiança.
– A esperança é a última que morre. Acabou o primeiro turno, faltam 19 rodadas. É lógico que quanto mais rápido melhor, mas não vai ser da noite para o dia que vamos sair dessa. Tem muita água para rolar – destacou.
Com 15 pontos, o Fluminense é o vice-lanterna do Brasileirão. Desde que passou a ser disputado em pontos corridos e com 20 clubes, em 2006, as primeiras equipes fora da zona de rebaixamento tiveram os seguintes desempenhos ao término da competição: Palmeiras, 44 pontos (2006); Goiás, 45 pontos (2007); e Náutico, 44 pontos (2008).