| 15/08/2009 16h52min
Os catarinenses do Blumenau/FMD/Furb/Barão (SC) ficaram com o vice-campeonato da Liga Nacional de Vôlei após a derrota na decisão por 3 sets 1 (25/17, 25/23, 18/25 e 26/24) para os brasilienses da Upis. A partida, disputada em Juazeiro do Norte (PE) teve duração de duas horas e dois minutos, no ginásio Poliesportivo. Tanto a equipe de Blumenau quanto o time do Distrito Federal garantiram vaga na Superliga, principal competição de clubes do Brasil: a Superliga.
Na disputa de terceiro lugar, o Voltaço (RJ) garantiu seu lugar no pódio ao derrotar a FAPI (SP) por 3 sets a 1 (22/25, 25/13, 25/22 e 25/18), em uma hora e 40 minutos.
Depois de vencer os dois primeiros sets da decisão, a equipe de Brasília perdeu a terceira parcial e tinha placar contrário de 24/20 no quarto set, quando emplacou uma série de seis pontos consecutivos e ficou com o título.
— Acabamos buscando um set que parecia perdido. Foi na disposição mesmo. Acho que tivemos mais
coração nos momentos decisivos e isso fez a
diferença a nosso favor — comemorou o técnico Flavio Thiessen, lembrando que metade da equipe, além dele próprio, permaneceram no Ceará para a disputa dos Jogos Brasileiros Universitários, que começam nesta segunda-feira.
O jogo
A primeira parcial da decisão foi equilibrada até o meio, quando a Upis marcou quatro pontos consecutivos e tomou a dianteira (16/11). Jogando solta, a equipe do Distrito Federal abriu 21/14 antes de fechar em 25/17 com Everaldo bloqueando Mano Tora.
No segundo set, o Barão começou melhor e foi para o primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem. Mantendo a tranqüilidade, a equipe do Distrito Federal retomou o controle e virou o marcador em 19/18, com Everaldo atacando no meio do bloqueio. Na reta final, o time catarinense voltou a equilibrar e empatou o set em 23/23 com um bloqueio de Caio, mas a Upis fechou em 25/23 com um ataque do central Orestes.
Assim como no set
anterior, o time de Blumenau saiu na frente na terceira parcial.
No entanto, desta vez a equipe catarinense, que vencia por 8/7 no primeiro tempo técnico e por 16/10 no segundo, manteve a vantagem até o fim da parcial, quando Picolli atacou forte na diagonal: 25/18.
Virada no quarto set
Mantendo o bom ritmo, o time catarinense sustentou uma vantagem de dois pontos durante boa parte do quarto set. No fim, com um bloqueio de Rodrigo sobre Caio, a Upis encostou em 17/16 e empatou o jogo no 20º ponto com o levantador Brasília parando Picolli. Na sequência, aproveitando dois contra-ataques e marcando um ponto de bloqueio, a equipe catarinense respirou novamente: 24/20. Quando o set parecia decidido, a Upis mostrou sua força, marcou seis pontos consecutivos e venceu o jogo após um ataque para fora de Caio: 26/24.