| 13/08/2009 15h25min
Foram definidos nesta quinta-feira, após os dois primeiros jogos do dia, os cruzamentos da fase semifinal do torneio feminino da Liga Nacional de vôlei 2009. Líderes dos Grupos A e B, respectivamente, os invictos Cativa/Santa Catarina e São Bernardo (SP) enfrentarão, nesta sexta-feira, Fênix do Rio Verde e Rio do Sul, equipes que asseguraram a segunda colocação nas chaves contrárias. A Fase Final da Liga Nacional está sendo disputada no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte (CE).
O primeiro confronto da semifinal, marcado para as 14h de sexta-feira, reunirá Cativa/Santa Catarina e Fênix do Rio Verde. Na sequência, a partir das 16h, São Bernardo e Rio do Sul medirão forças.
Além das vagas na decisão da Liga Nacional 2009, os duelos das semifinais têm grande valor por outro motivo: darão às equipes vencedoras o direito de participar da Superliga 09/10, principal competição entre clubes do Brasil, desde que preencham os pré-requisitos do torneio. A final feminina da Liga Nacional será realizada no sábado, a partir das 9h30min, e será transmitida ao vivo pelo SporTV.
A partida que definiu a primeira colocação da Chave B abriu a programação de jogos em Juazeiro do Norte. No duelo entre paulistas e goianas, melhor para o São Bernardo, que derrotou a Fênix do Rio Verde por 3 sets a 0 (28/26, 25/15 e 25/15), em 1h25min, e assegurou a primeira colocação. Na partida, brilhou a ponteira e capitã da equipe paulista, Ana Paula, que marcou 13 pontos.
Na partida seguinte, o clássico catarinense entre Cativa/Santa Catarina e Rio do Sul. A vitória ficou com a equipe comandada por Rogério Portela, que fez 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/21 e 21/17, e garantiu a ponta. O destaque do jogo, que durou 1h20min, foi a oposto Tandara, da Cativa, que anotou 14 pontos.
– Nossa prioridade é chegar bem na Superliga, portanto a equipe ainda está bem aquém do que pode apresentar. A rivalidade entre Cativa/Santa Catarina e Rio do Sul é grande e por isso é sempre bom vencer este tipo de partida. A Fênix do Rio Verde tem uma equipe alta e formada por atletas experientes. Acredito que poderão nos dar bastante trabalho – destacou Portela.
Ainda nesta quinta-feira, dois confrontos envolvendo equipes que já deixaram a disputa, um em cada grupo, complementarão a fase classificatória do torneio feminino. A partir 16h, a Centro enfrentará a São Sebastião pelo Grupo B. Na partida seguinte, marcada para as 18h, Unifor e COPM/Ananindeua se despedirão da competição buscando a primeira vitória na Fase Final.