| 12/08/2009 07h53min
A cantora gaúcha Denise Fontoura, 27 anos, pode se considerar uma privilegiada. Nesta quarta-feira, em Tallinn - capital da Estônia - ela vai cantar o hino nacional brasileiro, antes do jogo amistoso entre Estônia e Brasil, que comemora os 100 anos de futebol no país.
Morando em Tallinn há cerca de 15 meses, Denise chegou à região através de um convite feito pelo guitarrista americano Jei Virunurum. Eles se conheceram no Rio de Janeiro em 2004 e de lá para cá surgiu uma grande amizade entre ambos.
Em 2008, ao se mudar para a Estônia, Jai lembrou da amiga que conhecera no Brasil e lhe fez o convite:
– Que tal morar em Tallinn e tocar por aqui?.
A porto-alegrense, criada no bairro Alto Teresópolis, não hesitou em aceitar o desafio:
– Vi uma oportunidade se abrindo, um novo mercado a ser desenvolvido.
Com apresentações semanais em duas casas de Tallinn,
Denise Fontoura curte seu momento de sucesso na Estônia e, ao falar sobre a
aceitação de seu trabalho afirma que a música brasileira é muito bem recebida por aqui e que "já está influenciado os músicos estonianos".
Através de seus shows, descobriu um grupo de brasileiros, entre os quais jogadores de futebol que atuam em clube da cidade, o Kalju. Segundo ela, todos têm uma ótima relação.
– Nos reunimos sempre, os meninos vão aos shows, quando podem, e estamos sempre muito próximos.
Até para tomar um mate. A cantora garante que não vive sem chimarrão. Mas como tomar a bebida típica do Rio Grande do Sul em Tallinn?.
– Sempre que alguém vai ao Brasil fica encarregado de comprar erva mate para todos.
Sobre o convite para cantar antes da partida da Seleção Brasileira, Denise diz que " é uma honra poder cantar o hino, com a presença dos astros do futebol mundial ao meu lado. Fico imaginando isso desde o dia em que o convite foi feito", pela Federação Estoniana.
– Sou uma privilegiada. Nunca assisiti a um jogo da Seleção, no estádio.
Só ia a campo para ver o Grêmio, na adolescência. Nunca imaginei que isso puder ocorrer.
Ela garante estar preparada mas sabe que por estar fora do Brasil há 15 meses, e de casa há cerca de três anos, pode se emocionar:
– Na hora muitos sentimentos irão surgir, será muita emoção. Mas não vou chorar.
A Seleção Brasileira entrará em campo pela primeira vez após a conquista do título da Copa das Confederações para enfrentar a Estônia, em Tallinn, em amistoso marcado para as 14h15min (horário de Brasília) desta quarta. o confronto será na A. Le Coq Arena, e serve de preparação para as decisivas partidas contra Argentina e Chile do início de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2010. Os comandados do técnico Dunga lideram com 27 pontos.
O clicEsportes acompanha o amistoso pelo minuto a minuto