| 09/08/2009 21h08min
A derrota para o América-RN, no Orlando Scarpelli, por 1 a 0, tirou a chance do Figueirense de terminar a 16ª rodada da Série B entre os quatro melhores times do campeonato. Com 26 pontos, o Alvinegro caiu para sexto lugar. Para o técnico Roberto Fernandes a explicação para mais uma derrota do Figueira no campeonato se deu pela forte marcação do adversário.
— Enfrentamos uma equipe que marcou muito bem o nosso time, soube bloquear bem, e isso eu falei para os atletas. Não é só o Figueirense que estuda os adversários, e com certeza quem viu os três últimos jogos nossos em casa sabia que tinha que marcar muito forte ou sairia com um resultado negativo.
Fernandes considera que a equipe do Rio Grande do Norte usou o mesmo veneno que o Figueira utilizou em algumas partidas fora de casa, o contra-ataque:
— O América-RN não fez absolutamente nada a mais do que o Figueirense para sair daqui com a vitória. Tivemos bola na trave, oportunidades,
mas sempre muito bem marcados. Em um erro
nosso, no contra-ataque eles chegaram ao gol. O mesmo veneno que nós usamos algumas vezes e vencemos fora de casa, hoje provamos dele.
Sobre os protestos da torcida, o técnico alvinegro considera normal e justo por parte das pessoas que foram ao Scarpelli:
— Nós ficamos chateados, e também o torcedor, que é apaixonado pelo clube, então eu acho que o protesto é válido, normal, justo, e cabe a gente procurar trabalhar para saber sair de uma situação como a de hoje.
O Figueira volta a jogar pela Série B nesta terça, às 19h30min, contra o Bragantino, no estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista (SP). O lateral Lucas levou o terceiro cartão amarelo contra o América-RN e está fora do jogo.