| 02/08/2009 22h
Paulo Autuori não poupa elogios a Douglas Costa. O meia entrou ainda no primeiro tempo na partida do Grêmio contra o Cruzeiro, neste domingo, no lugar de Thiego, depois da expulsão de Jonathan, para dar deixar o time tricolor mais ofensivo. O treinador gremista não trata a substituição como ousada, e sim como estratégica.
– Não foi ousadia, foi uma leitura de jogo. O Grêmio do início ao fim dominou o Cruzeiro, como já tinha feito em outras oportunidades. A equipe tem poder de reação. Tem que dar parabéns aos jogadores porque eles utilizaram muito bem os flancos do campo chegando à linha de fundo, e não cometeram o erro de forçar muito o jogo por dentro – ressaltou.
Sem Herrera, lesionado, Paulo Autuori não descarta a possibilidade de escalar Douglas Costa como segundo atacante na próxima partida do Grêmio, contra o Palmeiras, na quinta-feira, no Palestra Itália.
– Isso já passou pela minha cabeça várias vezes. Ele pode fazer bem essa função pela mobilidade e velocidade. Eu gosto de jogar com dois atacantes, em alguns momentos podemos pensar nisso, não está descartado – disse. – Não vou dizer que não, porque vou estar mentindo. Mas não vou confirmar agora. Temos pelo menos dois dias para trabalhar e eu espero que na terça eu tenha as coisas bem definidas – acrescentou ele sobre a utilização do garoto contra o líder do Brasileirão.
Contra o Cruzeiro, Autuori definiu Douglas Costa como simples e objetivo.
– Douglas tem talento, muita qualidade, mas tem que fazer o que fez hoje. Foi simples, objetivo, se preocupou em voltar, o que me agradou muito. Tem tudo para, amadurecendo, lutar por uma posição de titular – projetou.
O treinador gremista acredita que a goleada de 4 a 1 sobre o Cruzeiro foi justa. Ele ainda fez questão de ressaltar a postura da equipe, que jogou com autoridade.
– Eles perderam mais um jogador, e eu tinha que usar jogadores com capacidade de drible e velocidade, forçando o jogo. No lado direito, Túlio e Souza abriram. A equipe fez muito bem isso, teve uma boa leitura de jogo dentro do campo sem a minha interferência – analisou.
Além de o próximo jogo ser diante do líder do campeonato, o Grêmio vai para mais uma partida fora de casa, onde tem um péssimo aproveitamento. Mas Autuori acredita que o resultado favorável longe do Olímpico virá com naturalidade.
– A equipe não está afetada pelo que não está fazendo fora de casa. É corrigir a rota agora, e tem a ver com esses jogos. Mas não podemos fazer disso um bicho de sete cabeças, temos que entender que isso vai acontecer com naturalidade. (...) Temos que jogar jogo a jogo no limite. Temos que terminar o turno no G4 ou bem próximo dele.
Sobre as críticas que geralmente recaem sobre o capitão Tcheco quando o Grêmio não joga bem, Autuori foi direto. Para ele, Tcheco é um jogador importantíssimo. Contra o Cruzeiro, ele fez o segundo gol gremista.
– Tcheco é um jogador importantíssimo. As pessoas reconhecem, algumas não, mas é a liberdade que cada um tem de pensar.
RÁDIO GAÚCHA E CLICESPORTES