| 01/08/2009 21h45min
O técnico Muricy Ramalho, do Palmeiras, comemora a maturidade com que sua equipe encarou o jogo contra o Sport, neste sábado, na Ilha do Retiro. Para o treinador, o Verdão controlou grande parte do jogo e, mesmo fez 1 a 0, quando tinha um jogador a mais (o volante Hamilton, do Leão, foi expulso), não caiu na tentação de seguir em cima e abrir espaços perigosos. As informações são do site GloboEsporte.com.
– Foi um jogo de paciência. Apesar de temos uma equipe com muitos jogadores jovens, soubemos controlar o jogo. Estou gostando muito dessa equipe: estamos jogando compactos, jogadores estão bem definidos fisicamente. Agora, temos de seguir trabalhando duro para manter – afirma.
Para a partida deste sábado, o treinador fez uma mudança no esquema. Optou por escalar um trio de zagueiros, em vez das tradicionais duas linhas de quatro. Ele explica que precisava marcar bem as subidas dos laterais do Sport. Por isso, mudou o esquema para fechar bem os lados do campo.
– Se eu deixasse os alas do Sport jogarem, não iríamos sair com a vitória. Tem de estudar o adversário antes de escalar o seu time. Temos de treinar bem os dois esquemas.
O treinador, porém, descarta nomenclaturas. Não fala em 3-5-2, 4-4-2. Diz que isso não faz muita diferença e que, dentro do jogo, o esquema varia.
– Em qualquer formação, a matemática é muito clara: defendemos com quatro jogadores e soltamos seis para chegar. As pessoas se assustam quando veem que o time vai jogar com três zagueiros. Acha que é defensivo, mas não tem nada a ver.