| 31/07/2009 21h23min
A possível volta do maior ídolo da história recente do Inter está movimentando os bastidores do clube. Fernandão rescindiu o contrato com o Al-Garrafa, dos Emirados Árabes, e, na semana que vem, fará o anúncio do nome da equipe que ele irá defender a partir de agosto. O técnico Tite e o ex-presidente Fernando Carvalho já se manifestaram favoravelmente ao retorno do ídolo. Mas entre a crônica especializada, as opiniões se dividem.
Para o jornalista Wianey Carlet, a volta de Fernandão ao Inter não é indicada por mais de um aspecto:
– Quando ele saiu para jogar no Catar, já vinha em uma fase de declínio técnico e físico. Um ano depois, não acredito que o Fernandão tenha crescido de rendimento. Muito pelo contrário. Ele também correria o risco de macular a imagem vitoriosa que teve no Beira-Rio.
Wianey não acredita que o Inter esteja mesmo tentando recontratar Fernandão:
– Não acho que Inter e Fernandão estejam buscando esta repatriação. Fernandão pode até exercer uma função de comando, de gerenciamento, mas nunca para jogar futebol.
Mesmo quando vivia grande fase na equipe do Inter, a dúvida sempre existiu. Afinal, Fernandão rende mais atuando como meio-campista ou como atacante. Para o jornalista Eduardo Cecconi, responsável pelo Blog Preleção, no clicEsportes, a idade avançada de Fernandão poderia ser um problema. Mas, seria uma chance para o técnico Tite implantar um esquema que vem fazendo sucesso na Europa e também usado por Mano Menezes no Corinthians:
– Pela idade, o Fernandão tem que, cada vez mais, se posicionar dentro de campo. O Tite poderia abrir o Taison e o Bolaños pelos lados, servindo bastante o Fernandão. E, a partir disto, contar com dois meias e um volante, que seriam os responsáveis pela marcação e armação no meio. O Vagner Macini tentou isto no Santos, mas o Neymar caiu de produção e ele desistiu deste sistema. Ficou apenas o Corinthians representando este 4-3-3 – disse Eduardo Cecconi.
Do lado contrário, favoráveis à contratação de Fernandão pelo Inter, estão Nando Gross e Kenny Braga
– Eu acho que o Fernandão é bom jogador. E o Inter precisa de bons jogadores. Sem falar que ele é uma liderança positiva, um jogador vencedor, identificado com a torcida. O Inter precisa de uma liderança dentro de campo. Está faltando personalidade ao time do Inter atualmente – opina Nando.
– Tem que voltar hoje. Ele é um jogador importantíssima. As coisas que aconteceram nos vestiário do Inter nos últimos dias, não teria acontecido se Fernandão estivesse presente. Ele é um líder extraordinário. Estou torcendo para que Fernandão volte. Quando Nilmar saiu, fiquei tão indignado que falei que a única coisa que me deixaria feliz seria a volta de Fernandão. E não é que isto pode se concretizar nos próximos dias. Me deixaria muito feliz – afirma Kenny Braga.
O anúncio da equipe que Fernandão irá atuar será feito, provavelmente, na quinta-feira.
CLICESPORTES