| 30/07/2009 00h58min
A operação para corrigir uma fratura na mão esquerda não foi a única feita pelo atacante Ronaldo, nesta quarta-feira, em São Paulo. O Fenômeno também foi submetido a uma intervenção para a retirada de 700 mililitros de gordura localizada, na região conhecida pelos médicos como flancos (lateral da barriga, na junção dos famosos pneus com as costas). As informações são do site GloboEsporte.com.
A operação já vinha sendo estudada por Ronaldo há algum tempo e seria feita após o encerramento do Campeonato Brasileiro, em dezembro. Como quebrou a mão no clássico contra o Palmeiras, domingo, em Presidente Prudente, o craque optou por antecipá-la, já que ficará afastado dos gramados por cerca de 40 dias e terá tempo para se recuperar totalmente.
A cirurgia foi realizada em menos de uma hora, no hospital São Luiz, antes mesmo da intervenção para a correção na mão esquerda. Duas equipes médicas estavam na sala no momento. Além do grupo de Joaquim Grava, consultor do Corinthians e responsável pela parte ortopédica do craque, um outro “time” trabalhou na retirada da gordura. Ambas foram consideradas um sucesso.
O nome científico para o problema de Ronaldo é lipodistrofia, que consiste no desenvolvimento irregular do tecido adiposo, ou seja, a popular gordura localizada. O processo é natural em homens com mais de 30 anos e, por conta da idade mais avançada, fica mais difícil de ser eliminado com dietas e condicionamento físico. Exatamente o caso do Fenômeno.
Apesar da carga pesada de treinamentos físicos que está sendo submetido desde a pré-temporada, em Itu, interior de São Paulo, Ronaldo não conseguia perder toda a gordura acumulada pelo tempo que ficou afastado dos gramados. Em exames preliminares, os médicos chegaram a cogitar a retirada de 1,6 litro do local, mas a quantia diminuiu no momento da operação.
Os responsáveis pela cirurgia não acreditam que a redução do volume seja visível quando o atacante estiver de uniforme. No entanto, entendem que a eliminação da gordura poderá dar mais mobilidade a ele, principalmente em sua jogada característica, a arrancada.
Ronaldo deixou o hospital nesta noite de quarta-feira e repousa em seu apartamento, na região do Pacaembu, em São Paulo. Ele usa proteções nos locais operados, mas deverá voltar a treinar fisicamente em aproximadamente uma semana. O retorno aos gramados pode acontecer dia 5 de setembro, contra o Santos.