| 24/07/2009 18h25min
Provavelmente você já ouviu falar que incentivar crianças e adolescentes a praticar esportes é uma prática saudável. E com certeza é. Mas muitas vezes, os jovens acabam se destacando em alguma modalidade e iniciam um treinamento mais forte, geralmente sem avaliação inicial ou qualquer acompanhamento médico especializado.
Um levantamento realizado pela equipe do cardiologista Nabil Ghorayeb, coordenador do Sport Check-up HCor, com cerca de 700 garotos federados com idade entre 14 e 18 anos de um grande clube de São Paulo, detectou que 23% deles apresentaram alterações, de origem benigna ou duvidosa no eletrocardiograma. Além disso, foram descobertos muitos casos de "sopro" no coração, pressão arterial no limite, anemia e até taxas elevadas de colesterol e triglicérides, provenientes de erros alimentares.
Em outro estudo com 120 garotos da mesma faixa etária, nas peneiras de futebol de quatro clubes paulistas, apontou as mesmas alterações no eletrocardiograma em 17% dos
garotos:
—
No primeiro caso os garotos avaliados pertencem a uma classe social alta, enquanto que no segundo a classe é mais baixa. Isso revela que os problemas cardíacos independem de classe social e podem se manifestar em qualquer indivíduo. Por isso, a realização periódica de exames clínicos é essencial — alerta o cardiologista.
A atividade física produz muitos benefícios para o corpo. A prática esportiva fortalece o organismo e o mantém saudável. Porém, para ter certeza que o exercício só trará benefício, é preciso ter em mente as principais precauções a serem tomadas, a fim de não ocorrerem lesões antes ou durante a prática do exercício.
Confira algumas recomendações para crianças e adolescentes que praticam exercícios:
— Buscar informações com o pediatra.
— Fazer pelo menos um eletrocardiograma anual (exigir laudo de um cardiologista).
— Até os 12 anos fazer um aprendizado dos esportes, para a
criança escolher o esporte que quer praticar. Não a force
fazer o que não tem vontade.
— Procurar um médico imediatamente caso a criança sinta qualquer anormalidade ao praticar esporte.
— Realizar exames completos em caso de competição.
— Não exagerar nos treinamento e cobranças.
— Escolher o material adequado para o esporte de sua preferência.
— Realizar alongamento antes e depois do exercício. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão.
— Não tente ir além do seu limite. Músculos cansados aumentam o risco de machucar os joelhos.
— Antes de começar qualquer atividade física, procure um especialista.
— Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício.