| 09/07/2009 22h42min
Na disputa dos primeiros Jogos da Lusofonia, no ano de 2006, Valdin entrou para a história do futsal mundial. O Brasil jogava contra a equipe do Timor Leste e conseguiu sua maior vitória, pelo placar de 76 a 0 contra o time da Ásia.
O atleta cearense acabou por marcar vinte vezes na partida, recorde de gols marcados em apenas um jogo na história do futsal mundial. Hoje, de volta para a disputa dos Jogos da Lusofonia, o atleta não pensa em tentar quebrar esse recorde, por uma soma de fatores e também pelo pensamento que tem hoje.
– Naquela época nem pensava nesse recorde, mas os gols acabaram saindo e eu acabei tendo a felicidade de marcar. Porém, não foi algo pensado. Hoje não penso no recorde ou se poderá ser quebrado por algum outro jogador, e quero apenas ganhar o bicampeonato junto aos companheiros – disse o ala.
Para ele, esse jogo de 2006 foi cheio de peculiaridades, que muitas vezes fogem do grande público.
– Já ouvi muitas críticas em relação àquela partida, mas vale a pena lembrar que Timor Leste estava devastado por conflitos que haviam ocorrido e ainda conseguiram montar uma seleção de futsal para cumprir o que havia prometido – avisou.
Valdin complementa explicando que os brasileiros jogaram de forma séria naquele dia.
– Em momento algum fizemos brincadeira no jogo. Os tratamos como adversários diretos e sabíamos que o saldo de gols seria importante para nós, como acabou sendo, pois empatamos com Portugal no final e ficamos com o título.