| 06/07/2009 20h02min
A seleção brasileira adulta feminina de basquete começou, nesta segunda-feira, a primeira fase de treinos rumo à Copa América - Pré-Mundial de Cuiabá, que será disputada entre os dias 23 e 27 de setembro. Antes de começarem os treinos com bola, as atletas iniciaram o trabalho fazendo exames laboratoriais e cardiovasculares. O médico da delegação, Dr. Paulo Szeles, afirma que os resultados são uma importante forma de avaliação do condicionamento atual das atletas.
— Fizemos os exames pré-participação para analisar como está a atleta. Coletamos material para exames laboratoriais, ultrassom e realizamos avaliação cardiovascular, com ecocardiograma e teste ergométrico. Com isso, temos um retrato de como está a saúde do grupo — explicou o médico.
Nesta terça-feira, as jogadoras passarão por testes físicos, biomecânicos e análise nutricional, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), em busca de um planejamento mais completo. Já o primeiro
treino com bola está
programado para quarta-feira, às 17h, no ginásio José Corrêa, em Barueri.
Segundo informações da Confederação Brasileira de Basketball, das 24 jogadoras convocadas pelo técnico Paulo Bassul, 11 vão se apresentar nos próximos dias. A ala Micaela chega a Barueri na quarta-feira. As cinco atletas de Ourinhos estarão no Campeonato Sul-Americano de Clubes, junto com a pivô Kelly, que atua no UTE, do Equador. Já a pivô Alessandra e a armadora Adrianinha se apresentam no início de agosto. A pivô Érika e a ala Iziane estão na WNBA.