| 01/07/2009 08h14min
As previsões se concretizaram. A quarta-feira, dia 1º, amanheceu com ondas muito pequenas na Praia da Vila, em Imbituba, impedindo a continuação do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. A expectativa é que o campeonato inicie a terceira fase nesta quinta, dia 2, quando está programada uma nova chamada para as 7h30min. O evento já havia sofrido paralisações por dois dias consecutivos por causa de condições desfavoráveis do mar.
A etapa brasileira do ASP World Tour tem prazo até domingo, dia 5, para ser encerrada e precisa de um mínimo de dois dias de boas ondas para ser finalizado. Dos 48 participantes, 32 vão disputar classificação para as oitavas-de-final da etapa brasileira.
— Nesta manhã estamos com as menores ondas desde o início do campeonato no sábado, por isso foi cancelado mais uma vez — explicou Perry Hatchett, juiz-chefe do ASP Tour que integra a comissão técnica capitaneada pelo diretor de prova Xandi Fontes.
— Estamos monitorando
o swell (ondulação) que está
chegando com ótima direção para podermos reiniciar o campeonato amanhã (quinta-feira). Pela manhã faremos uma nova avaliação do mar para decidirmos.
Com o terceiro adiamento seguido, alguns surfistas entraram no mar para treinar mesmo nas ondas pequenas da Praia da Vila na quarta-feira. Um deles foi o paulista Adriano de Souza, atual número 5 do ranking mundial, que vai disputar classificação para as oitavas-de-final na quarta bateria da terceira fase, contra o experiente sul-africano Greg Emslie. Os dois já se enfrentaram esse ano nesta mesma fase na primeira etapa da temporada na Gold Coast, Austrália, onde o Mineirinho do Guarujá chegou a sua primeira final no ASP World Tour.
— Independente das condições das ondas, estou sempre de olho e treinando — disse Adriano de Souza.
— Espero que as ondas melhorem daqui prá frente e que a Vila possa rilhar novamente como nos primeiros dias. Não estou nem vendo as previsões nem nada, não quero me preocupar com
isso, só com o campeonato mesmo e
com as minhas pranchas. Nesses dias sem evento estou aproveitando prá sair um pouco desse mundo da competição para esfriar a cabeça, pois quero fazer um grande resultado aqui porque esse campeonato do Brasil é super importante para mim.
Confira as baterias da terceira fase:
1) Bede Durbidge (AUS) x Michel Bourez (PYF)
2) Damien Hobgood (USA) x Heitor Alves (BRA)
3) Jeremy Flores (FRA) x Tim Boal (FRA)
4) Adriano de Souza (BRA) x Greg Emslie (ZAF)
5) Bobby Martinez USA x Tiago Pires (PRT)
6) Jordy Smith (ZAF) x Dustin Barca (HAW)
7) Kekoa Bacalso (HAW) x Dean Morrison (AUS)
8) Joel Parkinson (AUS) x Neco Padaratz (BRA)
9) Taj Burrow (AUS) x Nathaniel Curran (USA)
10) Dayyan Neve
(AUS) x Tim Reyes (USA)
11) Kelly Slater (USA) x Ben Dunn (AUS)
12) Tom Whitaker (AUS) x Chris Davidson (AUS)
13) C.J. Hobgood (USA) x Mikael Picon (FRA)
14) Mick Campbell (AUS) x Josh Kerr (AUS)
15) Mick Fanning (AUS) x Roy Powers (HAW)
16) Taylor Knox (USA) x Chris Ward (USA)
Matéria atualizada às 11h39min.
CLICESPORTES
Número cinco do mundo, Mineirinho aproveitou para treinar na Vila no 3º adiamento seguido do Hang Loose SC Pro
Foto:
Júlio Cavalheiro, Diário Catarinense