| 23/06/2009 15h36min
Os vice-campeões olímpicos em Pequim 2008, Márcio e Fábio Luiz iniciam, no sábado, dia 27, a disputa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que tem como sede a cidade norueguesa de Stavanger, e vai até o dia 5 de julho.
Além da dupla Márcio/Fábio Luiz, outras quatro parcerias masculinas defenderão o Brasil nas areias de Stavanger: Ricardo/Emanuel, Alison/Harley, Pedro Cunha/Pedro Solberg e Billy/Bruno Schmidt. No feminino, são quatro duplas em ação na competição: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Ana Paula/Shelda e Maria Clara/Carolina.
O Campeonato Mundial de Vôlei de Praia acontece a cada dois anos dentro do calendário do Circuito Mundial. A competição oferece pontuação e premiação superiores às outras etapas da competição e confere aos vencedores o título de campeões mundiais.
Campeão em 2005, Fábio Luiz revela a expectativa da dupla para recuperar o título, que agora pertence aos norte-americanos Todd Rogers e Phil
Dalhausser.
— É uma competição diferente. Depois dos
Jogos Olímpicos, é o torneio mais expressivo do vôlei de praia mundial. Vencemos em 2005 e queremos muito voltar a sentir o gostinho de ser campeões mundiais. Nos preparamos muito para esta competição e agora chegou a hora de colocar tudo em prática — diz Fábio.
A caminhada dos brasileiros na competição começará no grupo J, onde têm a companhia de Oleksiy Kulinich/Alexandr Dyachenko, do Cazaquistão, Philip Gabathuler/David Wenger, da Suíça, e Pablo Herrera/Adrian Gavira, da Espanha. A estreia será contra a dupla do Cazaquistão, no dia 27.
De acordo com o regulamento da competição, as 48 parcerias em cada naipe são divididas em 12 grupos de quatro. As equipes enfrentam os rivais das próprias chaves e, ao fim da fase de grupos, os líderes e vice-líderes de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados, avançam à fase de eliminatória simples, onde 32 duplas entram na reta final das disputas.