| 22/06/2009 16h14min
Nesta segunda-feira, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa, comentou a atuação polêmica de Djalma Beltrami, árbitro da partida entre Santos e Atlético-MG, no último domingo, na Vila Belmiro. Correa não deixou claro se haverá punição contra o árbitro, mas confirmou que ele pode ser afastado.
Beltrami cometeu uma grande lambança ao encerrar a partida aos 47 minutos da segunda etapa, mas, ao lembrar que tinha pedido quatro minutos de acréscimo, voltou atrás e ordenou que os jogadores voltassem a campo. Além disso, anulou um gol do Santos aos 50 minutos do segundo tempo.
— Nós não falamos em punição, trabalhamos com análise do que aconteceu. Em último caso, trabalhamos com afastamento por um período — disse Sérgio Correa, em entrevista à ESPN Brasil.
A atuação de Djalma Beltrami irritou a todos no Santos. O técnico Vagner Mancini, logo após a partida, em entrevista coletiva, afirmou que o árbitro não queria que o Santos
empatasse a partida. Sobre o gol de Molina,
anulado, Sérgio Correa disse já ter entrado em contato com Beltrami. Ele minimizou a polêmica em torno das decisões do árbitro.
— Ele corrigiu rapidamente o equívoco (terminou o jogo antes do tempo regulamentar), retornou e fez o correto ao dar o minuto que faltava. Isso dá muita polêmica e as pessoas gostam muito disso. Encotrei-o no aeroporto e ele me disse que tem uma imagem de televisão (TV Gazeta) que comprova a falta marcada (no último lance) — revelou.
Mancini ainda questionou o fato de Beltrami continuar apitando os jogos. Vale lembrar que o árbitro foi o mesmo da partida que ficou conhecida como a Batalha dos Aflitos, em 2005, entre Náutico e Grêmio.
As equipes decidiam uma vaga na Série A do Brasileirão e os gaúchos tiveram dois pênaltis contra marcados, além de quatro jogadores expulsos. Mesmos assim, venceram e conseguiram o acesso. Sérgio Correa admitiu a necessidade de uma renovação no quadro de arbitragens.
— A
Comissão Nacional trabalha por uma renovação desde
o ano passado, vai demorar um pouco para isso acontecer. Realmente estamos trabalhando em uma entressafra. O projeto de organização começou em 2006 e aceleramos o trabalho em 2007 — explicou Sérgio Correa.
A partida da Vila Belmiro terminou em 3 a 2 para o Atlético-MG, que se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. O Santos caiu para a décima posição. Vágner Mancini disse, após o embate, que a diretoria santista deve entrar com um pedido de afastamento de Djalma Beltrami na CBF.