| 21/06/2009 20h17min
Após a declaração do presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, de que um acordo com as escuderias para a próxima temporada estaria próximo, os membros da Associação das Equipes (Fota) negaram a informação. As principais equipes insistem que não houve progresso nas discussões com a FIA neste fim de semana e que a Fota se reune na quinta-feira para iniciar algumas definições como a escolha formal dos promotores do campeonato, regulamento técnico e um calendário.
O chefe da Renault, Flavio Briatore, que chegou a Silverstone neste domingo, com Bernie Ecclestone e Max Mosley, acha que o tempo para conversar com a FIA já se esgotou.
– Estamos utilizando muitas palavras, e agora é o suficiente. Teremos isto (o campeonato das equipes) pronto nas próximas semanas. Temos planejado por várias semanas e queremos um campeonato de Fórmula-1 organizado pela Fota. Não houve qualquer mudança nos últimos dois dias e eu não quero fazer mais declarações – disse Briatore ao site da revista britânica Autosport.
Assim como o chefe da Renault, o vice-presidente da Fota e presidente da Toyota, John Howett, afirma que a decisão das equipes está tomada e esta semana deve marcar um avanço na criação da nova categoria.
– Se você olhar para o esmagador apoio que temos do público percebe que precisa haver um movimento significativo por parte da federação. Temos uma posição clara, e acho que fizemos muitas concessões para conseguir algum tipo de compromisso. Agora, nós tomamos a decisão e neste momento estamos avançando positivamente neste vetor – disse o vice-presidente da Fota e presidente da Toyota, John Howett.
Após ter dito que um acordo está próximo, Max Mosley declarou à agência Associated Press que um campeonato paralelo de automobilismo precisará passar pela sua aprovação.
– Se começarem uma nova categoria, terão de seguir um código esportivo e nós teríamos de dar este consentimento, providenciando que ela seja segura e justa – disse Mosley.
> LANCEPRESS