| 19/06/2009 20h54min
As obras na rodovia Diomício Freitas, que liga o Centro ao Sul de Florianópolis, deverão ter início em dezembro. A via que leva ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz da Capital e também ao estádio da Ressacada fica congestionada em horários de pico e também recebe intenso trânsito em dias de jogos do Avaí, gerando longos engarrafamentos.
Apesar de os dias de jogos serem problemáticos, as obras só terão início em dezembro, com o encerramento do Brasileirão. A projeto é de responsabilidade do Avaí e de uma empresa contratada. Os estudos ambientais já estão em andamento.
Durante a semana, o Ministério das Cidades ratificou que os R$ 19 milhões para a realização da obra estão garantidos. O presidente do Avaí, João Nilson Zunino, destacou a importância da iniciativa privada no projeto e afirmou que, se dependesse do poder público, o prazo seria perdido:
— Eu não sabia do tamanho da importância que tem a iniciativa privada
em questões como essa. Como eles deixaram
bem claro, se for para deixar o poder público licitar o projeto leva, na melhor das hipóteses, 90 dias para a realização. Mas, normalmente, iria levar mais tempo do que isso, porque cada vez que há uma contestação tem que licitar de novo. Como esse dinheiro tem que começar a ser utilizado esse ano, se perdermos esses 90 dias iniciais para a licitação do projeto, já perderíamos o prazo para iniciar as obras este ano — explica o presidente Zunino.
Para que agilizar as licenças ambientais, foi lançado o projeto Pacto Cidadão pelo prefeito em exercício João Batista Nunes.
— A cidade e os órgãos que analisam as questões ambientais devem se unir porque só assim vamos conseguir realizar grandes obras na cidade. Por isso, foi contratada a empresa Prosul, que respeita a questão da sustentabilidade e a gente entende que é hora de todos nos unirmos: entidades ambientais, poder público e iniciativa privada para encaminharmos em defesa da mobilidade da nossa
cidade.
Enquanto as
obras não forem concluídas, o Avaí estuda possibilidades para o trânsito como a restrição de veículos em dias de jogos a partir da Via Expressa Sul. A ideia é colocar bolsões a partir do centro de eventos CentroSul. A medida deve valer para a partida contra o Palmeiras, dia 5 de julho.
Confira abaixo o mapa com a região de acesso à Ressacada e ao aeroporto.