| 18/06/2009 18h50min
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão Futsal (CBFS) confirmou na manhã desta quinta-feira, dia 18, a desistência da seleção da Sérvia na disputa do 5° Grand Prix de Futsal, que ocorrerá de 28 de junho a 5 de julho nas cidades de Anápolis e Goiânia, ambas em Goiás.
O selecionado sérvio oficializou sua desistência da competição por carta enviada ao comitê organizador do evento nesta quarta-feira, 17. Via fax, o técnico sérvio, Igor Gacic, disse que a desistência da disputa do torneio foi por conta da Gripe A.
— De acordo com as recomendações que recebemos do ministério da Saúde da Sérvia, e a respeito da proclamação de pandemia da febre mexicana (nome inicialmente dado à Gripe A), lamentamos lhe informar que nós somos obrigados a cancelar a nossa participação no próximo torneio Grand Prix no seu país — definiu o técnico sérvio.
A CBFS lamentou a desistência do time sérvio, classificando-a como uma possível falta de informação e fez questão de
lembrar que Goiás não registrou
casos da doença.
— A justificativa denota certa dose de desinformação por parte da delegação sérvia, ou seja, um alarme desnecessário, não observado em nenhuma outra delegação participante — comunicou a CBFS em seu informativo.
Para o lugar da seleção balcânica, o comitê convidou o Equador, que está confirmado no 5º Grand Prix.
Sorteio das chaves
A seleção brasileira de futsal conhecerá na sexta-feira, dia 19, seus adversários na primeira fase do Grand Prix. O sorteio das chaves será realizado às 10h, no Teatro Municipal de Anápolis.
Dezesseis seleções participarão da competição e serão divididas em quatro grupos. Estão no campeoanto: Angola, Argentina, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Hungria, Irã, Moçambique, Paraguai, Peru, República Tcheca, Romênia, Equador, Ucrânia, Uruguai e Venezuela. As delegações devem chegar ao Brasil no final da próxima semana.
Forma de disputa
A competição segue o mesmo formato do ano passado,
em que as equipes serão divididas em quatro grupos, com quatro seleções cada. Após a disputa em suas respectivas chaves, em turno único, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas-de-final.
A partir desta etapa, as partidas serão eliminatórias. As equipes que não conquistarem a classificação na primeira fase prosseguem disputando o Grand Prix, para definição das posições intermediárias, entre a nona e 16ª posições.
Premiação
O Grand Prix distribuirá cerca de R$ 100 mil entre todos os participantes. O campeão embolsará R$ 40 mil.
Seleção brasileira conhecerá seus adversários no Grand Prix de Futsal nesta sexta-feira
Foto:
Beto Costa, CBFS