| 18/06/2009 12h06min
No aeroporto para retornar a Porto Alegre, o vice de futebol Fernando Carvalho voltou a comentar a partida de quarta, contra o Corinthians, na primeira partida da final da Copa do Brasil. O dirigente fez duras críticas ao árbitro:
— O resultado foi bem negativo, mas devo salientar uma coisa que não gosto de falar muito, que é arbitragem. A atuação do Héber Roberto Lopes foi ridícula, com erros grosseiros. Nos prejudicou em "pequenos detalhes": um pênalti não marcado no Alecsandro, nenhum cartão para os jogadores pendurados do Corinthians, o segundo gol estava com a bola em movimento...
Apesar dos lances capitais, o que parece ter desagradado mais o vice de futebol foi a falta de cartões amarelos para os volantes do Corinthians:
— Este tipo de decisão tem 180 minutos, não 90. Tudo que acontece na primeira partida repercute na segunda.
Este jogo, para o Corinthians, não teve
repercussão nenhuma, porque o senhor Héber Roberto Lopes não deixou que isso acontecesse. Os volantes passaram a noite inteira fazendo falta e não levaram cartão amarelo.
Carvalho já aproveitou o momento para convocar a mobilização da torcida colorada.
— Agora é Porto Alegre, é Beira-Rio, agora é torcida colorada e aí, ninguém vai nos segurar. Já faço agora o chamamento, apesar de que ainda faltam 15 dias para o jogo. Tenho certeza que a torcida estará conosco para nos ajudar a reverter este resultado, a despeito da grande dificuldade que ocorrerá.
A chegada do Inter a Porto Alegre estava prevista para aproximadamente 14h30min.