| 16/06/2009 17h40min
Sob chuva e temperatura baixa, o Grêmio treinou nesta tarde de terça-feira, no gramado suplementar do Estádio Olímpico, preparando-se para a partida contra o Caracas, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. E o técnico Paulo Autuori deu ênfase ao aprimoramento da bola aérea defensiva.
No trabalho, Souza e Douglas Costa executavam cruzamentos laterais. Atacantes e zagueiros do time titular tinham como missão afastar a bola, enquanto os reservas das mesmas posições buscavam marcar o gol.
Em comparação com o time que empatou em 0 a 0 com o Fluminense no último domingo, Autuori deve realizar duas trocas. Mantido o sistema tático 4-4-2, o lateral-direito Ruy e o zagueiro Réver retornam à equipe, para as saídas respectivamente de Thiego e Rafael Marques.
O time provável do Grêmio tem Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Tulio, Adilson, Tcheco e Souza; Maxi López e Alex Mineiro. Grêmio e Caracas se enfrentam às 21h50min desta quarta-feira, no Estádio Olímpico.
Depois do 1 a 1 na partida de ida, na Venezuela, o Grêmio tem a vantagem de passar às semifinais da Copa Libertadores com um empate em 0 a 0, em função do saldo qualificado previsto como critério de desempate no regulamento.