| 15/06/2009 08h59min
Desde que iniciou os treinamentos no Centro de Desenvolvimento do Vôlei – CDV-S, em Saquarema, o técnico José Roberto Guimarães enfatizou que o mais importante durante a Montreux Volley Masters seria dar experiência às jogadoras mais jovens da seleção brasileira feminina. Neste domingo, o Brasil garantiu o pentacampeonato da competição (94/95/05/06/09) ao derrotar a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/23. O treinador gostou do que viu na Suíça, e para o próximo desafio do time, a Copa Pan-Americana, em Miami, nos Estados Unidos, de 26 de junho a 5 de julho, o grupo será o mesmo.
– A Montreux foi uma experiência interessante para todos nós, principalmente, para as jogadoras mais novas que participaram pela primeira vez do torneio. Ganhamos o quinto título, e foi bom ver como as equipes estão se estruturando neste novo ciclo olímpico e conhecer os treinadores que assumiram as seleções – ressaltou Zé Roberto.
Das 14 jogadoras que fazem parte do grupo, apenas seis participaram da conquista inédita da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas/2008: Fabiana, Mari, Sheilla, Fabi, Sassá e Thaísa.
– A Copa Pan-Americana servirá para continuar dando experiência para estas atletas mais novas – concluiu o treinador brasileiro.
A meio-de-rede Carol Gattaz foi uma das três brasileiras premiadas individualmente na 25ª edição da Montreux. A atleta foi eleita a melhor bloqueadora de todo o torneio. Fabi ganhou o troféu de líbero mais eficiente, e Fabiana, foi considerada a jogadora mais perfeita da competição. Carol destacou a importância de começar a temporada vencendo o primeiro desafio.
– É superimportante começar com o pé direito e saber que esse grupo tem muito potencial. A final contra a Itália não foi nossa melhor partida na competição, mas soubemos ter paciência, e acima de tudo, acreditamos que podíamos ganhar, mesmo quando o terceiro set parecia, teoricamente, perdido. Para mim, este grupo tem uma gana muito grande de vencer. Isso nos dá sempre uma motivação a mais – afirmou Carol, que também ressaltou a importância do prêmio individual na carreira de um atleta.
– Um prêmio significa que conseguimos ajudar a equipe em alguma coisa especial. Mas mais isso é reflexo de um trabalho do grupo inteiro, especialmente, no vôlei, que é o esporte mais coletivo que tem. Todas tem que estar na mesma sintonia – salientou.
Copa Pan-Americana
As jogadoras da seleção brasileira feminina retornarão ao país nesta terça-feira e se reapresentarão ao técnico José Roberto Guimarães na sexta, em São Paulo. O próximo compromisso do Brasil será a Copa Pan-Americana, em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 26 de junho e 5 de julho. O time brasileiro está no grupo B, ao lado de República Dominicana, Canadá, Trinidad e Tobago, Argentina e Colômbia. A chave A é composta por Estados Unidos, Porto Rico, Peru, Guatemala, México e Peru.
A estréia da seleção brasileira na Copa Pan-Americana será contra o Canadá, no dia 26 de junho. Depois será a vez da Colômbia (27.06), Argentina (28.06), Trinidad e Tobago (29.06) e República Dominicana (30.06). O primeiro colocada de cada um dos dois grupos, classificará, automaticamente, para as semifinais, no dia 3 de julho.