| 14/06/2009 19h03min
Sete jogos válidos pela quinta rodada da 2ª fase da Segundona Gaúcha foram disputados nesta tarde de domingo. E o maior destaque foi o Riograndense-SM, que abriu boa vantagem no Grupo 4 da competição.
Jogando em Santa Maria, o Riograndense-SM venceu o Bagé de virada, por 2 a 1. Juninho Laguna e Rangel marcaram os gols do Periquito. O time chega a 13 pontos no Grupo 4, cinco à frente do próprio Bagé, vice-líder. Ambos estão na zona de classificação para a 3ª fase.
Na mesma chave, O São Paulo goleou o Três Passos por 4 a 0, em Rio Grande, com dois gols de Tainã. As duas equipes estão fora da zona de classificação. O mesmo acontece com o Rio Pardo, que aplicou 3 a 1 no Cruzeiro, empurrando o time de Porto Alegre para a lanterna.
No Grupo 5, o líder Pelotas não entrou em campo. O Lobão joga apenas nesta segunda-feira, contra o Lajeadense, na Boca do Lobo. Nos outros dois jogos, disputados à tarde, os visitantes venceram.
Em Bagé, o vice-líder Cerâmica bateu o Guarany por 1 a 0, gol de Fofonka. E em Santo Ângelo, o time da casa perdeu para o Porto Alegre por 2 a 0, gols de Adão e Gabriel. Cerâmica e Porto Alegre hoje estariam classificados junto com o Pelotas para a 3ª fase.
E no Grupo 6, outros dois jogos. O Aimoré venceu em casa o Rio Grande por 2 a 1, chegando à 3ª colocação, que lhe daria pelo saldo de gols vaga na 3ª fase. E em Alegrete houve empate entre Flamengo e Brasil-Fa, placar de 1 a 1.
O líder Glória e o vice Panambi se enfrentam quarta-feira. Mesmo sem jogar neste domingo, eles mantiveram suas posições na zona de classificação.
Confira os resultados de domingo:
Grupo 4
Rio Pardo 3 x 1 Cruzeiro
Riograndense-SM 2 x 1 Bagé
São Paulo 4 x 0 Três Passos
Grupo 5
Santo Ângelo 0 x 2 Porto Alegre
Guarany 0 x 1 Cerâmica
Grupo 6
Aimoré 2 x 1 Rio Grande
Flamengo 1 x 1
Brasil-Fa