| 06/06/2009 20h26min
Após mais uma derrota em casa, desta vez contra o líder da Série B, o Guarani por 1 a 0, o técnico Roberto Fernandes afirmou que o sinal de alerta já está ligado no Scarpelli.
Em entrevista coletiva, o técnico alvinegro disse que o time não atingiu a meta programada para os primeiros cinco jogos do campeonato:
— Com cinco rodadas isso serve como um sinal de alerta, porque fizemos três jogos em casa e não atingimos o percentual de aproveitamento que dá o acesso para a Série A. Então vamos trabalhar em cima desses erros para que nessa segunda etapa consigamos um aproveitamento melhor — preveniu Fernandes.
Sobre o resultado, Fernandes afirmou que o jogo foi decidido no detalhe, e nesse quesito o Guarani foi mais eficiente:
— Eu já havia falado no intervalo do jogo que o detalhe ia fazer a diferença. Fizemos um primeiro tempo melhor do que o adversário e iniciamos o segundo tempo numa condição de igualdade até nós
chegarmos numa situação onde temos aprender, de uma forma ou
de outra, a jogar em casa. Porque o resultado não vem, o adversário se fecha, diminui os espaços. O torcedor apóia até o limite dele, mas chega o momento onde gera uma ansiedade geral e isso não pode ir para dentro do campo.
— Com todo respeito ao Guarani, mas o principal adversário nosso fomos nós mesmos, muitos passes errados, no momento em que conseguíamos nos livrar da marcação e criávamos uma situação boa errávamos o último passe e no detalhe, como eu havia falado, o Guarani foi mais feliz, então o detalhe favoreceu o Guarani.
O técnico também analisou que o desempenho do Figueira fora de casa está sendo melhor porque acredita que destruir é mais fácil do que construir:
— Por incrível que pareça o time está jogando melhor fora do que em casa, por uma questão simples, destruir é mais fácil que construir. E quando você tem que construir com um peso imediato de um rebaixamento, obviamente a tolerância do torcedor não é a mesma, então se analisarmos,
fora de casa de seis pontos
conquistamos quatro 1 concluiu o técnico alvinegro.