| 05/06/2009 21h09min
O relógio marcava 4h30min quando o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck, acordou na quinta-feira. Apesar do frio, ele correu ao pátio da casa, em Arroio do Meio, para buscar a edição de Zero Hora do dia, que só chegou por volta de 6h. Meia hora depois, já estava transmitindo um e-mail a dezenas de contatos da região: "Duplicação BR-386 - Campanha ZH - Conseguimos!!" era o assunto da mensagem.
— Eu parecia criança esperando Papai Noel. Assim que a notícia se espalhou, foi um cruzamento indescritível de telefonemas e e-mails que continuou durante toda a tarde. Foi uma felicidade geral. Essa era a alavanca que faltava — comemorava.
No texto que enviou por e-mail, Heineck agradeceu a todos que se uniram à mobilização e votaram na duplicação do trecho de 33,5 quilômetros da BR-386, entre Tabaí e Estrela, um dos mais perigosos de toda a rodovia. Ao fim, pediu a todos que reencaminhassem a mensagem.
"Cumprimento pela bela e
irresistível campanha que se fez, envolvendo a todos os cidadãos que hoje formam uma nova raça: a do Vale do Taquari. Nosso sonho de anos certamente será realidade com a parceria inseparável de um 'canhão' como Zero Hora" dizia o texto.
A cerca de 40 quilômetros dali, no município de Fazenda Vilanova, o prefeito José Luiz Cenci (PP), também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), compartilhava da mesma ansiedade. Após comemorar a classificação do Inter para a final da Copa do Brasil, Cenci não conseguiu dormir: passou a noite em claro, sentado em frente ao computador, atualizando o site de ZH. Quando estava prestes a ser vencido pelo sono, acordou a mulher para ficar de plantão em seu lugar.
— Eu já estava ansioso durante o jogo e mal conseguia me concentrar. Ia toda hora até o computador dar uma espiada. Quando terminou a partida já era tarde e resolvi ficar acordado. Li tudo que tinha no site. Sei tudo que está no jornal hoje (se
referindo a quinta-feira) —
brincou Cenci.
O motivo da vibração que contagiou a região antes mesmo do sol nascer tem uma explicação: a duplicação é um sonho de mais de dez anos. Ao saber da iniciativa de ZH, a população regional não poupou esforços para votar: líderes distribuíram e-mails pedindo apoio, prefeituras instalaram computadores no saguão de seus prédios para o voto eletrônico e empresas incentivaram os funcionários para votar.
Todos tinham consciência da importância do voto, porque a população do Vale do Taquari não é tão grande em relação a outras regiões do Estado e poderia, facilmente, ficar de fora dos projetos selecionados. Conforme apontou o resultado final da votação, no encalço da BR-386 ficou a duplicação do trecho Passo Fundo-Marau: os dois projetos tiveram apenas 2.121 votos de diferença, o que acabou deixando a obra do Norte gaúcho de fora da seleção.
— A região inteira se sensibilizou. A duplicação é nossa principal bandeira há muitos anos e, por isso,
não foi difícil articular os
moradores em prol da iniciativa. Estar entre os três projetos de ZH serve para elevar a autoestima de toda a região e mostrar que o sonho de ver a obra pronta está cada vez mais perto —comenta o presidente da Comissão Pró-Duplicação da BR-386, Ney Lazzari, também presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e reitor da Univates.
Confira os resultados da votação 3 Projetos para o Rio Grande:
Conforme apontou o resultado final da votação, no encalço da BR-386 ficou a duplicação do trecho Passo Fundo-Marau
Foto:
Caco Konzen, Especial