| 04/06/2009 14h48min
A seleção brasileira feminina de vôlei embarcará, nesta sexta, rumo à Suíça, onde disputará a primeira das sete competições de 2009. Depois de dois anos ausente, o Brasil voltará a jogar a Montreux Volley Masters. A estreia será no próximo dia 9, contra a Alemanha. Neste novo ciclo olímpico, o técnico José Roberto Guimarães aponta a líbero Fabi e a meio-de-rede Fabiana, campeãs olímpicas em Pequim/2008, como jogadoras importantes no apoio às atletas mais jovens, especialmente, à levantadora Dani Lins, nova capitã do time brasileiro.
Aos 29 anos, Fabi é a mais experiente do grupo de 14 jogadoras que disputarão a Montreux Volley Masters.
– As jogadoras mais velhas têm uma participação como 'capitãs internas'. O Zé Roberto está dando esse voto de confiança para a Dani não só por ela ser levantadora, mas para começar a lidar com uma responsabilidade maior de liderança. Jogamos juntas há quatro anos no Rio de Janeiro e nos conhecemos apenas no olhar. O que eu puder passar para ela, vou ajudar – afirmou Fabi.
Uma das melhoras meios-de-rede do mundo, Fabiana também está pronta para ajudar a companheira de clube e de seleção brasileira.
– Podemos ajudar tanto a Dani como qualquer outra menina. Já vivemos as mesmas situações que elas estarão passando pela primeira vez. Acho que é bom ter essa opção de contar com alguém que já vive tudo isso há mais tempo. Eu posso dar um toque para a Dani numa determinada bola, jogada, e até mesmo em um levantamento – disse Fabiana.
O Brasil buscará o pentacampeonato da Montreux Volley Masters (94/95/2005/2006). Na fase classificatória, depois da Alemanha, a seleção brasileira enfrentará a China (11.06) e a Polônia (12.06). No outro grupo, jogarão Itália, Cuba, Japão e Holanda. As semifinais serão no dia 13, e a decisão do título, no dia 14.