| 01/06/2009 15h29min
A conquista do Mundial de Clubes de 1983 pelo Grêmio poderá ser revista a partir desta sexta nos cinemas. O filme 1983 - O Ano Azul, sobre o maior título da história tricolor, entra em cartaz no dia 5 de junho nas salas dos shoppings Iguatemi e Moinhos, em Porto Alegre. A pré-estreia, com presença de ex-jogadores, será realizada às 22h desta segunda, no GNC do Iguatemi.
A obra, produzida por Carlos Gerbase, Gustavo Fogaça e Augusto Mallmann, conta com depoimentos de jogadores que estavam em campo na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo no Estádio Nacional de Tóquio, no dia 11 de dezembro de 1983. O planejamento do filme começou em 2006.
– Foi executado a partir de 2007 com uma série de entrevistas, depois um longo período de pesquisa, material em vídeo, foto, jornal. As últimas entrevistas foram feitas no final do ano passado. Foi um processo longo – explicou Gerbase.
Segundo o cineasta, a produção traz novidades, mesmo para quem viveu o título há 26 anos.
– Como se passou bastante tempo, os jogadores, dirigentes, podem olhar abordar as lembranças de maneira nova. Com certeza, há coisas ditas no filme que são novidades, mesmo para o torcedor mais fanático. Para quem não viveu esse título, quase tudo será novidade – explicou.
Depois de Porto Alegre, a ideia é que o filme seja exibido em Caxias e algumas cidades de Santa Catarina. O Ano Azul deve ser lançado em DVD em no máximo um mês.