| 29/05/2009 15h43min
O piloto espanhol Daniel Pedrosa, da Honda, bateu nesta sexta-feira o recorde de velocidade na categoria MotoGP ao atingir 349,3 km/h na reta do circuito de Mugello durante os treinos livres para o Grande Prêmio da Itália. A marca anterior era do italiano Loris Capirossi, que tinha feito 347,4 km/h no circuito de Montmeló, no Grande Prêmio da Catalunha de 2004, com uma Ducati de 990 c.c.
Após obter a marca, o espanhol disse que foi impressionante, e que é melhor não pensar ao andar na moto a essa velocidade.
Já o italiano Valentino Rossi, atual campeão mundial da categoria e que já conseguiu uma velocidade máxima de 344,3 km/h – atrás do finlandês Mika Kallio, com 348,1 km/h –, colocou em dúvida o feito de Pedrosa e dos demais pilotos, atribuindo a um erro da fotocélula que mede a velocidade.
Segundo palavras de Rossi aos jornalistas, se no ano passado sua Yamaha fez 329 km/h na reta de um circuito em que venceu sete vezes consecutivas, este ano é impossível que alguém tenha conseguido melhorar e andar 15 km/h a mais.