| 27/05/2009 18h41min
O prefeito Dário Berger apresentou nesta quarta-feira os projetos estruturais de mobilidade urbana escolhidos como prioridade em Florianópolis pelo governo federal. O principal é a construção do chamado Eixo Norte, que ligaria a Beira-Mar Norte à Beira-Mar Continental por um túnel subaquático.
Os projetos devem entrar no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade urbana, que será lançado pelo governo federal. A prioridade de realização é para as cidades que serão sede da Copa do Mundo, mas segundo o prefeito, as obras elencadas devem acontecer em todas as capitais.
A ideia, conforme Berger, é que a saída para o Norte na BR-101 aconteça pelo novo eixo. A saída atual, passando pela BR-282 (Via Expressa), seria utilizada preferencialmente para quem trafegar para o Sul do Estado. O eixo ligaria a Beira-Mar Norte à Beira-Mar Continental pelo túnel subaquático, seguindo, posteriormente, pelo bairro Estreito até a cidade de São José e finalmente à BR-101.
Com a implantação do
projeto, o aumento de mais duas pistas da Via Expressa não seria mais prioridade, já que parte do tráfego iria para o Eixo Norte. O eixo poderá ser realizado com recursos públicos (federais, estaduais e municipais), em parceria público-privado (com aporte financeiro de empresas privadas que, em contrapartida receberiam áreas de terra) e com pedágio (realização com recursos públicos e cobrança posterior de pedágio, cobrindo os custos da obra).
Pelo projeto, o túnel terá seis pistas, três de ida e três de volta, com 1,150 km de extensão. O orçamento preliminar é de R$ 590 milhões. O cronograma do investimento teria seis meses para a realização do projeto de engenharia, um ano para licenças ambientais, quatro meses para licitação e outros três anos para a execução da obra.
— É uma obra para resolver definitivamente a entrada e saída da Ilha. Que isso vai ser feito, vai. E será feito no meu mandato — ressaltou o prefeito..
Visualizar Túnel Subaquático de Florianópolis em um mapa maior
Outros projetos
As demais obras seriam a duplicação da SC-401 no trecho entre Jurerê e Canasvieiras; a duplicação da Via Expressa Sul no sentido aeroporto; a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, a ligação cicloviária da Avenida da Saudade com a Avenida Beira-Mar Norte, passando pela SC-404 e
Avenida Madre Benvenuta; e a duplicação da SC-403.
Berger também
assinou a licitação para a construção do Elevado do Trevo da Seta, que deverá ter o início das obras em no máximo 60 dias e ser concluída em 12 a 18 meses. O custo será de R$ 12,292 milhões e outros R$ 3 milhões em desapropriações. A implantação da terceira pista na SC-405, de responsabilidade do Estado e com 20% de investimentos da prefeitura, terá, a partir de agora, a cooperação técnica do município.
Para Dário, túnel de seis pistas vai resolver definitivamente o problema de entrada e saída da Ilha
Foto:
Ricardo Duarte