| 27/05/2009 15h02min
As brasileiras Renata e Val passaram pelo qualifying da etapa de Seul, na Coreia do Sul, com tranquilidade e garantiram vaga no torneio principal da competição, que começa a ser disputado na noite desta quarta-feira (manhã de quinta no horário local). A dupla se junta a outras três parcerias que vão representar a bandeira verde e amarela: Juliana/ Larissa, Maria Clara/Carol e Talita/Maria Elisa. As informações são do GloboEsporte.com.
Cabeças-de-chave número 1 do qualifying, Renata e Val levaram apenas 33 minutos para passar pelas japonesas Tanaka e Hiromi por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/18. A dupla, que ficou em quinto lugar em Brasília e Xangai e em sétimo em Osaka, busca a primeira medalha da temporada no Circuito Mundial.
Tricampeãs buscam ouro inédito
Já as tricampeãs mundiais Juliana e Larissa não podem reclamar dos resultados em 2009. Em meio a dúvidas após a volta de Juliana, que não disputava uma partida desde o mês de julho de 2008, elas foram campeãs nas duas etapas disputadas até agora, em Brasília e Osaka - esta, no último fim de semana. Agora, buscam seu primeiro título na capital sul-coreana.
– Temos um desafio pessoal em Seul, porque é um dos lugares em que ainda não vencemos um torneio. Sabemos o quanto será difícil, mas vamos tentar acabar com esse tabu. Nós estamos motivadas e eu estou feliz por ver como Juliana está jogando bem nessa sua volta às quadras – comemorou Larissa.
Nas duas vezes em que participaram de competições na cidade, em 2008 e 2007, as atletas ficaram em quarto e terceiro lugares, respectivamente. No entanto, Juliana e Larissa têm boas recordações de Seul.
– Realmente queremos muito chegar à final em Seul e disputar o ouro. No ano passado, ficamos em quarto lugar e, em 2007, conquistamos a medalha de bronze depois de derrotarmos Ana Paula e Leila na decisão do terceiro lugar. Foi essa vitória, inclusive, que nos classificou para disputar os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro naquele ano. Espero que tudo dê certo este ano – afirmou Juliana.
A organização do evento comunicou uma mudança no calendário em razão da missa de sétimo dia do ex-presidente do país, Roh Moo-hyun, que se suicidou. Por isso, não haverá jogos na sexta-feira. A final e a disputa pela medalha de bronze serão realizadas no domingo.