| 27/05/2009 13h12min
O vencedor da final da Liga dos Campeões ganhará mais de 110 milhões de euros, segundo estudo da rede de cartões de crédito MasterCard. Marcada para as 15h45min (horário de Brasília) desta quarta no Estádio Olímpico, em Roma, a final entre Barcelona e Manchester United movimentará mais de 310 milhões de euros na economia européia, de acordo com a pesquisa.
Os lucros se dividem da seguinte forma: 110 milhões para o vencedor, 65 milhões para o segundo colocado na competição, 45 milhões para a capital italiana, 15 milhões para a cidade da equipe vencedora e 75 milhões para o resto da Europa. A verba sai de ganhos derivados da imagem dos jogadores, do prêmio em dinheiro, dos patrocínios, da publicidade em mídias audiovisuais e da venda de ingressos.
Segundo a MasterCard, os dados superam os números da final da Liga dos Campeões em 2008 — € 267 milhões — porque foi criada uma nova comunidade de fãs de futebol que buscam no esporte uma válvula de escape
frente ao pessimismo associado à
crise econômica mundial. Desta forma, o jogo representa um impulso econômico para a Europa e especialmente para Roma que, no curto prazo, obterá um maior fluxo de comércio em bares, lojas, hotéis, atrações turísticas e, no longo prazo, se beneficiará de um maior fluxo turístico e de uma maior possibilidade de receber outros grandes eventos.
Já a cidade da equipe vencedora também pode ganhar um reforço na reputação e na imagem, o que levará a um aumento do turismo e à confiança do público para elevar seu consumo.