| 24/05/2009 15h55min
Campeão inglês antecipado, o Manchester United venceu o Hull por 1 a 0, fora de casa, pela 38ª e última rodada, que teve o rebaixamento do tradicional Newcastle. A equipe treinada pelo ex-atacante Alan Shearer perdeu para o Aston Villa por 1 a 0. A rodada também confirmou a queda do Middlesbrough, que perdeu por 2 a 1 para o West Ham.
Pensando na final da Liga dos Campeões, o técnico Alex Ferguson levou a campo um United cheio de reservas. O único gol da partida foi marcado pelo jovem Darren Gibson.
O campeão terminou a competição com 90 pontos - quatro a mais que o vice Liverpool. Apesar da derrota, o Hull conseguiu se salvar e permanecerá na elite. O time do atacante brasileiro Geovanni foi o 17º, com 35.
Já o jogo no Villa Park foi o mais dramático do domingo. O atacante irlandês Damien Duff fez um gol contra no primeiro tempo, determinando o rebaixamento do Newcastle.
O time treinado por Shearer teve uma temporada
tumultuada, com várias mudanças de comando, e terminou o
Inglês em 18º, com 34. Uma vitória iria salvar o Newcastle, pois o Hull foi derrotado.
Liverpool bate Tottenham por 3 a 1
Jogando em casa, o Liverpool bateu o Tottenham por 3 a 1. Torres, Hutton, contra, e Benayoun marcaram para os anfitriões. O irlandês Robbie Keane, que começou a temporada em Anfield, descontou para os comandados do técnico Harry Redknapp.
O goleiro Gomes, convocado pelo técnico Dunga, foi escalado como titular na equipe de Londres.
O Chelsea confirmou a terceira colocação ao vencer o Sunderland por 3 a 2, fora de casa. A partida marcou a despedida do técnico holandês Guus Hiddink, que substituiu o brasileiro Luiz Felipe Scolari na equipe de Stamford Bridge. Hiddink passará a se dedicar exclusivamente à seleção da Rússia.
No jogo deste domingo, Anelka, Kalou e Ashley Cole marcaram para o Chelsea, enquanto Richardson e Jones fizeram os gols do Sunderland.
Os londrinos terminaram o campeonato com 83 pontos e disputarão a próxima Liga dos
Campeões.
O Arsenal também se despediu com vitória, e goleou o Stoke City por 4 a 1 no Emirates Stadium. O destaque da partida foi o holandês Robin van Persie, autor de dois gols.
Os comandados de Arsene Wenger ficaram com o quarto lugar (72 pontos).
Já rebaixado, o lanterna West Bromwich visitou o Blackburn e saiu de Ewood Park com um empate em 0 a 0.
O Everton, por sua vez, venceu o Fulham por 2 a 0, no Craven Cottage, e se garantiu em quinto. O time treinado por David Moyes terminou com 63 pontos, um a mais que o Villa. Apesar da derrota, o Fulham terminou na boa sétima posição, com 53.
Com o atacante brasileiro Robinho em campo, o Manchester City venceu o Bolton por 1 a 0, em casa. O gol foi marcado pelo equatoriano Felipe Caicedo. O time de Manchester, que investiu muito em contratações, acabou o Inglês em décimo, com 50 pontos.
Também neste domingo, o Wigan venceu o Portsmouth por 1
a 0.