| 23/05/2009 18h52min
Repleto de reservas, o Barcelona perdeu para o Osasuna por 1 a 0, no Camp Nou, em jogo da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Espanhol, a primeira após os catalães garantirem o título antecipado. Pensando na final da Liga dos Campeões, o técnico Josep Guardiola escalou apenas dois titulares na partida de hoje: o lateral-esquerdo francês Eric Abidal e o atacante camaronês Samuel Eto'o.
O Osasuna, que luta contra o rebaixamento, precisava da vitória e foi mais combativo. E aos 26 minutos do primeiro tempo, o atacante uruguaio Walter Pandiani marcou para a equipe de Pamplona. Com o resultado, o Barça segue com 86 pontos, enquanto o Osasuna, com 40, é o 18 e ainda está na zona da degola.
Esta foi a segunda derrota consecutiva do Barcelona, que no último fim de semana perdeu por 2 a 1 para o Mallorca.
Já no Coliseum Alfonso Pérez, o Getafe venceu por 1 a 0 o Numancia, que caiu para a segunda divisão. Os visitantes estão em 19º, com 35 pontos.
Quem também teve o rebaixamento confirmado foi o Recreativo Huelva, que perdeu por 1 a 0 para o Racing Santander em pleno estádio Colombino. A equipe de Huelva é a lanterna, com 33 pontos.
Na parte de cima da tabela, o Sevilla garantiu o terceiro lugar ao vencer o Deportivo Lo Corunã por 1 a 0, no Ramón Sanchez-Pizjuan. O gol da vitória dos comandados de Manolo Jimenez saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, com o argentino Perotti. O Sevilla foi a 67 pontos e também se garantiu na Liga dos Campeões.
Também neste sábado, o Atlético de Madri ficou muito perto da vaga na Liga ao golear o Athletic Bilbao por 4 a 1, no San Mamés. O destaque da partida foi o atacante uruguaio Diego Forlán, que marcou três vezes. Com isso, o jogador assumiu a liderança da artilharia, com 31 gols. A vitória levou a equipe da capital aos 64 pontos, na quarta posição.
Já Villarreal e Valencia iniciaram a rodada empatados na quinta posição, com 59 pontos. No entanto, jogando no estádio de El Madrigal, os comandados de Manuel Pellegrini levaram a melhor e venceram por 3 a 1. Com o resultado, o Villarreal ficou isolado em quinto, com 62 pontos. O Valencia, em sexto, deu adeus à Liga dos Campeões.
Ainda com risco de cair, o Sporting Gijón conseguiu uma importante vitória por 2 a 1 sobre o Valladolid, fora de casa. Com 40 pontos, o Sporting é o 17º, uma posição acima da zona de degola.
O Espanyol, por sua vez, venceu o Almería por 3 a 0, no Estádio Mediterraneo, e garantiu sua permanência na primeira divisão.
Já o Betis contou com um gol do meia-atacante brasileiro Edu para empatar em 1 a 1 com o Málaga, fora de casa.
EFE