| 19/05/2009 10h22min
Envolvidos na polêmica decisão de poupar ou não jogadores para a Copa Libertadores, os clubes brasileiros que disputam a mais importante competição do continente começaram mal no Brasileirão. Na rodada do último fim de semana, por exemplo, nenhum dos classificados para as quartas-de-final — Grêmio, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras — venceu no Nacional.
O único a conseguir algum ponto foi o São Paulo, que empatou com o Atlético-PR em 2 a 2, no Morumbi, graças a um gol salvador de André Lima nos minutos finais da partida. Os demais perderam. O Grêmio levou 2 a 1 do Atlético-MG, o Cruzeiro sofreu 2 a 0 do Náutico, e o Palmeiras perdeu pelo mesmo placar para o Inter.
Quatro dos principais clubes do país, os times que vão bem na Libertadores não conseguem uma colocação condizente na tabela do Brasileirão. O mais bem colocado é o Cruzeiro, em sétimo lugar, com três pontos. O Palmeiras vem logo atrás, em oitavo, também com três. Mais abaixo, com campanhas iguais, Grêmio e São
Paulo dividem a 14ª
colocação.
Além do acúmulo de partidas importantes, a dificuldade é creditada também ao bom nível técnico do campeonato.
— Vai equilibrar muito sempre que enfrentarmos um time brasileiro. É muito diferente do que pegar equipes estrangeiras — disse o volante Adilson, do Grêmio.
— Considero este o melhor campeonato do mundo. De 20 equipes, 10 estarão brigando pelo título — acredita o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho.
• Confira a arrancada dos times da Libertadores:
7º - Cruzeiro - três pontos, saldo 0
Cruzeiro 2x0 Flamengo
Náutico 2x0 Cruzeiro
8º - Palmeiras - três pontos, saldo -1
Palmeiras 2x1 Coritiba
Inter 2x0 Palmeiras
14º - Grêmio - um ponto, saldo -1
Grêmio 1x1 Santos
Atlético-MG 2x1 Grêmio
14º - São Paulo - um ponto, saldo -1
Fluminense 1x0 São Paulo
São Paulo 2x2 Atlético-PR
São Paulo foi o único dos quatro brasileiros vivos na Libertadores a marcar ponto na rodada
Foto:
Gaspar Nóbrega, Vipcomm