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 | 18/05/2009 23h02min

Inter apoia metrô "Linha da Copa" em Porto Alegre

Trajeto terá 15,3 quilômetros, custará R$ 2,5 bilhões e irá até o Campus Agronomia da UFRGS

Em reunião na tarde desta segunda-feira na presidência do Inter, os dirigentes colorados ofereceram apoio para divulgar a Linha da Copa, que terá, entre as 16 estações, uma próxima ao Beira-Rio. Com os novos ajustes, o trajeto será de 15,3 quilômetros, custará R$ 2,5 bilhões e irá até o Campus Agronomia da UFRGS. 

O metrô concorre na campanha 3 Projetos para o Rio Grande para a eleição das três obras que terão visibilidade em Zero Hora como fundamentais para o desenvolvimento do Estado (saiba como votar abaixo).

Clique aqui e dê seu voto!

— Desta forma, os colorados terão mais uma forma de chegar ao Beira-Rio, mais tranquila, econômica e segura. A Linha da Copa vai beneficiar a comunidade gaúcha, porto-alegrense, todos os colorados que vêm sempre ao Estádio, além de incrementar nossas vantagens para ser cidade-sede da Copa do Mundo — destacou o presidente Vitorio Piffero.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, apresentou o projeto do Metrô de Porto Alegre - Linha da Copa à direção do Inter, no Beira-Rio. O presidente Vitorio Piffero, e o vice-presidente de patrimônio do Clube, Emídio Ferreira, que assistiram à apresentação, conheceram o traçado atual do projeto, que contempla o clube com a Estação Beira-Rio, uma das 16 que fazem parte do trajeto. A previsão é de que as obras comecem em 2010.

Piffero declarou que o Inter estará mobilizado junto com a Trensurb para viabilizar a Linha da Copa.

— Estamos à disposição da Trensurb para realizar ações que divulguem o projeto, e acreditamos que a Estação Beira-Rio merece um tratamento especial, já que atenderá uma demanda superior, especialmente em dias de jogos — disse Piffero.

Para Ferreira, "este é um projeto que não pode ficar inacabado, por isso, aposto em uma Parceria Público Privada".

A Linha da Copa faz parte do Plano Integrado de Transportes e Mobilidade Urbana (PITMurb), que está sendo desenvolvido com a participação das três esferas de governo (Trensurb, Metroplan e EPTC) e que prevê integração com os outros modais de transporte coletivo da Capital e Região Metropolitana.

Kasper salientou que a nova linha "atenderá uma demanda de 290 mil passageiros/dia, além de gerar empregos diretos e indiretos para 184 mil pessoas".

A nova linha passará por 15 bairros, atingindo diretamente 105 mil habitantes que moram nos 400 metros do entorno das estações.

A conclusão dessa primeira fase do projeto está prevista para até 2013, com saída do Mercado Público, passando pelas avenidas Borges de Medeiros, indo até o cruzamento da José de Alencar com Padre Cacique, próximo de onde está prevista a Estação Beira-Rio, depois passará pela Rótula do Papa, no bairro Azenha, avenida Bento Gonçalves até a avenida João de Oliveira Remião, próximo ao Campus da UFRGS.

A proposta prevê a compra de 44 trens com capacidade para 1.080 passageiros (40 para entrar na linha e quatro reservas) para a primeira fase e um cronograma anual de investimentos para implantação.

As ações de parceria entre o Inter e a Trensurb incluem intervenções no jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, com anúncios no placar eletrônico, divulgações pelo sistema de alto-falantes, faixas circulando no gramado para os sócios e torcedores lerem as mensagens e apoiarem a iniciativa. Além disso, o clube também já faz divulgação no site oficial. As informações são do site do Inter.

COMO VOTAR

A votação ocorrerá do dia 10 ao dia 29 de maio de 2009.

* Por meio da internet (www.zerohora.com)
Os interessados deverão, no período compreendido entre a 0h do dia 10 de maio de 2009 e as 23h59min do dia 29 de maio de 2009, se cadastrar no site do portal clicRBS — www.zerohora.com , preenchendo os seguintes dados: nome completo, telefone e RG, e votar na obra de sua preferência. Cada leitor poderá votar somente em 01 (uma) obra por dia, independentemente da categoria — Interior ou Região Metropolitana.

* Por meio de cupons
Os cupons serão publicados diariamente, de 10 a 29 de maio de 2009, exclusivamente, no jornal Zero Hora (não serão aceitas fotocópias) e deverão ser depositados nas urnas lacradas disponíveis nos seguintes endereços:

Caxias do Sul — rua Jacob Luchesi, 2374, e rua Bento Gonçalves, 1.563, Centro
(8h a 12h / 13h30min a 18h)

Pelotas — rua Hipólito José da Costa, 155
(8h30min a 12h / 13h30min a 18h)

Santa Maria — Av. Maurício Sirotsky Sobrinho, 25 e Rua Alberto Pasqualini, 80, Santa Maria Shopping, sala 1
(8h30min a 12h / 14h a 19h)

Passo Fundo — rua Princesa Isabel, snº
(8h30min a 12h / 13h30min a 18h)

Santo Ângelo — rua 15 de Novembro, 1868, sl 102
(8h a 12h / 13h30min a 18h)

Bagé — rua Sete de Setembro, 1150, sl 17
(8h30min a 12h / 13h30min a 18h)

Santa Cruz — rua Assis Brasil, 793
(8h30min a 12h / 13h30min a 18h)

Litoral — Imbé — Av. Osório, 110
(8h a 12h / 13h30 a 18h)

Canoas — Av. Quinze de Janeiro, 481, lj 235
(8h30min a 18h)

Novo Hamburgo — rua Bento Gonçalves, 1731, sl 91
(8h a 12h / 13h a 18h)

Porto Alegre — Av. Ipiranga, nº 1075
(8h a 19h)

Os cupons também poderão ser enviados pelo correio para o seguinte endereço:

RBS - ZERO HORA - PROJETOS PARA O RIO GRANDE
Av. Ipiranga, nº 1075, 4º andar — Bairro Azenha, Porto Alegre-RS. CEP 90169-900

> Serão contabilizados apenas os cupons recebidos até o dia 29 de maio de 2009.
> Somente serão aceitos os cupons originais devidamente publicados no jornal Zero Hora de 10 a 29 de maio de 2009.
> Não serão contabilizados os votos em branco e os cupons rasurados.
O resultado da votação popular será divulgada no jornal Zero Hora do dia 04 de junho de 2009.

ACOMPANHE PELO JORNAL

10 de maio — Primeiro dia de votação pelos leitores
De 10 a 29 de maio — Período de votação
4 de junho — Divulgação dos três projetos escolhidos pelo público

A partir da escolha, ZH começa a acompanhar o que irá acontecer com cada um dos três projetos

AS OBRAS EM VOTAÇÃO

Região Metropolitana

1. Construção de uma prisão para desafogar o Presídio Central
Presídios na Região Metropolitana e Interior para criar 7,2 mil vagas e enfrentar o problema das superlotações nas cadeias gaúchas

2. Metrô de Porto Alegre
São 15,3 quilômetros (13 subterrâneos) da primeira fase da linha circular do metrô, do Mercado Público até próximo ao Campus da UFRGS da Bento Gonçalves

3. Nova ponte do Guaíba
Construção de nova ponte ao lado da Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, com 2,3 quilômetros, para acabar com o transtorno do içamento da ponte

4. Revitalização do Cais do Porto da Capital
Armazéns revitalizados na área com a construção de bares, restaurantes, entretenimento, lazer, espaços culturais, escritórios, shopping e hotel

5. Rodovia do Parque (BR-448), alternativa à BR-116
São 22,3 quilômetros de uma nova rodovia entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre, o trecho de maior estrangulamento da estrada no Estado

Interior

6. Barragem de Arvorezinha (Bagé)
Construção de barragem com cerca de 18 milhões de metros cúbicos na Bacia do Piraí — Arroio do Piraizinho para enfrentar escassez de água na região

7. Barragem do Jaguari (Lavras do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel)
Construção de barragem para abastecer municípios de Lavras do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel e Cacequi, estimulando a lavoura da região

8. Duplicação do eixo rodoviário Porto Alegre-Rio Grande (inclui as BRs 116 e 392)
A duplicação da BR-392 (Pelotas/Rio Grande) e da BR-116 (Capital/Pelotas) é vital para a ligação entre a Capital e o único porto marítimo do Estado

9. Duplicação do trecho Passo Fundo-Marau da RS-324
Os 30 quilômetros de pista simples, entre Passo Fundo e Marau, estão entre os trechos mais mortais das rodovias estaduais. Em 2008, foram 32 óbitos

10. Duplicação do trecho Porto Alegre-Pantano Grande da BR-290
Os cem quilômetros entre Porto Alegre/Pantano Grande são o trecho mais movimentado da principal ligação do Brasil com os países do Mercosul

11. Duplicação do trecho Tabaí-Estrela da BR-386
Os 33,5 quilômetros de pista simples da BR-386, entre os municípios de Tabaí e Estrela, são os mais perigosos da rodovia, com 17 óbitos em 2008

12. Hospital Regional em Santa Maria
A construção de um hospital em Santa Maria com 277 leitos (60 para reabilitação de pessoas com problemas motores) para atender cerca de 40 municípios da região

13. Novo aeroporto regional da Serra
A construção de um aeroporto na Serra para atender toda a região Nordeste do Estado, permitindo receber aeronaves maiores de carga e de passageiros

14. Polo naval de Rio Grande
Construção das plataformas P-53 e P-55, do Dique Seco e de uma fábrica de cascos de plataformas petrolíferas. Mais outros dois estaleiros e obras na infraestrutura portuária

15. Ponte internacional Brasil/Argentina, na Região Noroeste
Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando a região Noroeste do Estado à Argentina, permitindo o incremento do comércio e do turismo

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