| 14/05/2009 17h10min
Por causa das ondas pequenas, com cerca de apenas 1m, os surfistas ganharam folga nesta quinta, sexto dia de competições da etapa de Teahupoo, no Taiti, do Circuito Mundial de surfe.
– As condições estão fracas e muito inconsistentes para justificar a sequência da competição com tanto tempo disponível na janela de espera – disse o diretor do evento, Luke Egan.
A etapa de Teahupoo, que ainda tem cinco dias para terminar, pode continuar nesta sexta. A chamada está marcada para as 13h30min (horário de Brasília).
A competição foi interrompida na segunda fase, e dois brasileiros ainda vão entrar na água. Adriano de Souza, o Mineirinho, vai encarar o havaiano Dustin Barca, enquanto Heitor Alves terá pela frente o sul-africano Jordy Smith.
A etapa do Taiti usa o novo formato: todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase é disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passa vai para as oitavas de final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Antes chamada de World Championship Tour (WCT), a divisão de elite do Circuito Mundial de surfe teve seu nome alterado pela Associação de Surfe Profissional (ASP). O nome oficial agora é Circuito Mundial da ASP. A divisão de acesso continua sendo chamada de World Qualifying Series (WQS).
Com informações do site Globoesporte.com.
Ondas não atingiram altura suficiente para a sequência da competição em Teahupoo
Foto:
ASP, divulgação