| hmin
O presídio Irmão Guido, em Teresina (PI), não será mais federalizado. A informação foi dada nesta quarta, dia 2, pelo governador do Piauí, Wellington Dias, depois de reunir-se com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Segundo o governador, o presídio está em uma área central e não se adapta às condições propostas. A federalização da unidade havia sido anunciada pelo ministro na semana passada.
O governador sugeriu que a União assumisse em troca uma ala em um presídio localizado a cerca de 25km da cidade. Dias disse também que o Estado não tem condições de receber o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, atualmente na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.
A federalização do presídio seria uma das medidas para receber Beira-Mar, que está detido provisoriamente na Superintendência da Polícia Federal de Maceió. O traficante, ligado ao Comando Vermelho, estava preso em Presidente Bernardes, no oeste paulista, desde o dia 27 de fevereiro, quando foi transferido do Bangu 1, após uma onda de violência que atingiu o Rio e, pela qual, foi responsabilizado.