| 13/05/2009 11h58min
A chuva que caiu na terça-feira foi insuficiente para combater o problema do abastecimento de água no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira, foi ainda menos eficiente. A informação é do presidente da associação dos prefeitos da Região Celeiro, Claudemir Locatelli.
Choveu de forma expressiva somente em Santiago, na Região Central. Mesmo assim, foram apenas pancadas isoladas. Houve registro de precipitação em Santa Maria, também na área central.
No norte do Estado, Erechim segue com racionamento de água, apesar dos 21 milímetros de chuva que caíram ontem. Em Bagé, o volume passou de 70 milímetros, enquanto a média do mês é de 103 milímetros. Municípios da Campanha, Missões e Fronteira Oeste também receberam boa quantidade de chuva. Em Soledade e Santana do Livramento, a média ficou perto de 30 milímetros.
A diretora técnica da Emater, Águeda Marcei Mezomo, ressaltou que os agricultores devem começar o plantio da safra de inverno,
principalmente a de trigo. Prefeitos da Região
Celeiro estão em Brasília para pedir ao governo federal auxílio no combate à estiagem.
No RS, 219 prefeituras decretaram situação de emergência devido à estiagem. O governo estadual prepara a entrega de 32 mil cestas básicas para as cidades afetadas.
Esperança para hoje
A esperança é de que chova até o final do dia no Estado. Chuva forte, porém, deve ocorrer somente em áreas isoladas. Conforme previsão da Central de Meteorologia, a instabilidade continua amanhã. A partir da tarde de sexta-feira, o tempo volta a ficar seco.
Confira o quanto choveu hoje em municípios gaúchos (em milímetros):
Cruz Alta 10
Frederico Westhapalen 0,6
Alegrete 8,2
São Gabriel 4,4
São Luiz Gonzaga 10,6
São Borja 2,8
Uruguaiana 12,2
Santa Maria 1,2
Caçapava do Sul 0,8
Bagé 0,2
Santa
Rosa 2,6
Canguçu 0,2
Vacaria 0,2
São José dos Ausentes 0,2
Canela 9,2
Livramento 6,2
Santiago 18,8
Tramandaí 0,2
Rio Pardo 1
Quaraí 12,2
Veja vídeo sobre a situação da região do Rio Uruguai:
Confira mais detalhes da previsão do tempo com Fernando Nunes: