| 12/05/2009 06h36min
O Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Finlândia confirmou nesta terça-feira os dois primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe suína no país. Segundo as autoridades finlandesas, dois estudantes que vivem na região metropolitana de Helsinque contraíram o vírus durante uma recente estadia no México.
Os dois doentes apresentam sintomas leves, por isso não precisaram ser hospitalizados, e e são atendidos em suas casas para evitar a propagação do vírus. As autoridades sanitárias pediram às pessoas que viajaram no mesmo voo dos estudantes infectados que entrem em contato imediatamente com o centro de saúde mais próximo caso apresentem qualquer sintoma de gripe.
Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento foram confirmados 4.694 casos da nova gripe em 30 países, provocando a morte de 48 pessoas no México, três nos Estados Unidos, uma no Canadá e outra na Costa Rica. No entanto, 24 horas depois da publicação deste
relatório, o número de
contágios aumentou, e foram confirmados os primeiros casos da doença em pelo menos três novos países (Cuba, Tailândia e Finlândia). Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Tire suas dúvidas sobre a nova gripe.
Saiba mais no gráfico animado:
EFE