| 09/05/2009 14h25min
Praticamente finalizada, a colheita da soja reflete os efeitos da estiagem no Estado. A previsão inicial da Associação dos Produtores do grão era de 9 milhões de toneladas, mas estão sendo colhidas 7,6 milhões de toneladas. A quantidade é semelhante à do ano passado, mas a intenção era conseguir um volume maior, já que a área plantada aumentou nesta safra.
A seca prejudicou a produtividade e o agricultor também reclama do custo da lavoura, principalmente devido ao preço do adubo, que teria triplicado nos últimos dois anos. O presidente da Aprosoja, Pedro Nardes, conta que o preço da soja no mercado internacional é que vai amenizar o prejuízo do produtor.
— Os preços internacionais estão excelentes. Apesar da queda do dólar, o preço internacional está em torno de US$ 22 a US$ 24 uma saca de soja, e historicamente nunca houve isso aí. Isso está amenizando o problema, mas juntamente com a seca e com esse custo de produção torna-se difícil continuar produzindo
Um terço da soja gaúcha
deve ficar no mercado interno e o restante, exportado. A lavouras de soja costumam dar espaço nesta época para as culturas de inverno, o trigo e as pastagens para o gado, mas a falta de chuva está atrasando o plantio.