| 08/05/2009 21h59min
O Vasco estreia na Série B do Brasileirão neste sábado, contra o Brasiliense. A partida será disputada no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, às 16h10min. A Segundona é o foco principal do time em 2009, e vencer é encarado como algo sempre fundamental. Por isso, o técnico Dorival Júnior fala em grande resultado no primeiro jogo dentro de casa.
O clicEsportes acompanha este e outros jogos da Série B pelo Placar ao Vivo
– A competição é a mais importante do ano, e temos que começar com força para alcançarmos o nosso objetivo.
Uma abertura com grande resultado é importante. Temos todos os ingredientes necessários para fazer uma boa partida para o torcedor – afirmou o treinador.
Jogar com o apoio do torcedor é um dos fatores positivos da estreia para Dorival.
– Abrir o campeonato perante os torcedores sentindo que pode confiar na equipe é tudo. O torcedor tem que voltar a jogar com a equipe. Isso é primordial – analisa.
Para cumprir a missão de levar o Vasco novamente para a Primeira Divisão, Dorival calcula que o time vai precisar de um aproveitamento de 60%. Isso significa que o time precisa conquistar 67 pontos. O Barueri-SP, último clube na zona de classificação para a Séria A do ano passado, teve um aproveitamento de 55% e terminou a competição com 63 pontos.
– Não pensem que será fácil como o Corinthians no ano passado. Teremos adversários difíceis e condições adversas pela frente. O importante é manter uma regularidade ao longo da competição – alertou.
Recuperado de uma lesão na coxa direita, o meia Carlos Alberto será a principal atração do Vasco na partida.
As prováveis escalações
Vasco: Tiago; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Mateus, Léo Lima e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton. Técnico: Dorival Júnior.
Brasiliense: Guto; Ailson, Cris e Cláudio Luiz; César Gaucho, Pedro Ayub, Juninho, Iranildo, Éder e Edinho; Fábio Júnior. Técnico: Roberval Davino.
Outros quatro jogos no sábado
Além de Vasco x Brasiliense, a Série B do Brasileirão tem mais quatro partidas neste sábado. Às 16h10min jogam Bahia x Paraná, Juventude x Ceará, Fortaleza e Guarani e Vila Nova e Portuguesa. Para fechar o dia, América-RN e Atlético-GO se enfrentam às 21h.
No Paraná, o técnico Zetti promove seis modificações na equipe que vinha atuando no início da temporada para o jogo com o Bahia, em Salvador, no Pituaçu. O goleiro Ney, o lateral-direito Marcelo Toscano, os zagueiros Aderaldo e Marcelo, o volante João Paulo e o atacante Alex Afonso entram no Paraná para este primeiro jogo na Segundona. O Bahia, do técnico Alexandre Gallo, ainda não está definido para a partida. As novidades podem ser o lateral-direito Marcos, que veio do Cruzeiro, e o atacante Lima.
O Juventude estreia diante do Ceará, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A equipe gaúcha aposta na bola parada para vencer o adversário.
– A bola parada é fundamental. Essas batidas não estavam acontecendo. Agora, o Mineiro e o Edimar estão fazendo bem – analisou o técnico Gilmar Iser.
Além de Mineiro e Edimar, Cicinho, Léo Dias, Mendes, Allyson, Da Silva e Renan treinaram cobranças de falta pelas laterais e escanteios na sexta-feira.
O Fortaleza encara o Guarani em casa com desfalques no ataque. O time cearense não contará com seu artilheiro na temporada: o atacante Marcelo Nicácio, que marcou 17 gols em 2009, sente dores na coxa esquerda e foi vetado pelo departamento médico. Além dele, os atacantes Rodrigo Mendes e Bambam também estão fora. O adversário, depois de ser rebaixado no Campeonato Paulista, promove oito estreias para a disputa da Série B do Brasileirão.
Querendo voltar à elite, a Portuguesa visita o Vila Nova no Estádio Serra Dourada com dois desfalques. O volante Acleisson, recém-chegado ao clube, terá de cumprir suspensão por uma expulsão na última rodada da Série C do ano passado, quando atuava pelo Mirassol. Outro que está fora é o meia Héverton. Expulso na Copa do Brasil, ele foi julgado pelo STJD e suspenso por duas partidas. Já o atacante Christian, gripado, viajou com a delegação e deve jogar.
Com informações do site Globoesporte.com.