| 06/05/2009 09h52min
O San Martín joga o favoritismo da partida desta quarta, a partir das 21h50min (horário de Brasília), para o lado gremista. Apesar da melhor campanha da Copa Libertadores e de ter vencido todos os jogos fora de casa, o time Tricolor é cauteloso e prega respeito ao rival que enfrentará no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. O foco total no primeiro confronto das oitavas-de-final encontra respaldo nos números: em nove jogos em território peruano na história, o time gaúcho venceu apenas um, justamente pela Libertadores, empatou quatro e perdeu quatro. A RBSTV transmite o jogo ao vivo.
Acompanhe a partida no minuto a minuto
Dessas nove partida, três foram pela competição continental. Fora o único triunfo, o Grêmio perdeu os outros dois jogos. Já nas estatísticas gerais da Libertadores, contando também as partidas no Olímpico, o Tricolor tem vantagem: em seis jogos, ganhou quatro e perdeu dois. Os dados são do Blog Gre-Nal FC , de Paulo Fortunato.
Outros números contam a favor do time brasileiro. Nas suas 11 participações na competição sul-americana – sem contar a deste ano –, a equipe jamais foi eliminada nas oitavas-de-final. Nas sete vezes em que chegou a esta fase, conseguiu avançar.
Este desempenho é levado em conta pelos atletas gremistas. O volante Adílson entende que um empate esta noite encaminhará a classificação no jogo de volta, dia 13, no Estádio Olímpico.
– Somos muito fortes em casa. Um empate nos deixa muito bem, mas queremos a vitória – disse o jogador.
Passará pelo goleiro Victor o cumprimento deste objetivo. Menos vazado na competição até agora, com um gol sofrido, ele espera continuar com esta marca.
– Vai ser difícil, pois eles têm muita velocidade. Apostam no contra-ataque – analisou Victor.
Uma vantagem gremista é a repetição da escalação. Será a mesma, com time completo, pela segunda vez.
– Temos uma maneira de jogar. Isso facilita a criação de jogadas e a marcação de gols. Fora de casa é fundamental – contou o atacante Maxi López.
San Martín terá mudanças
Maior esperança de gols do San Martín contra o Grêmio, o atacante Pedro García, 35 anos, é conhecido no Peru como o “Romário dos pobres”. Com 1m65cm, é três centímetros mais baixo do que o ex-craque brasileiro. Ele projeta dificuldades contra o Grêmio:
– Só teremos vantagem se vencermos por pelo menos dois gols de diferença. Queremos muito ir a Porto Alegre com chances de classificação.
García atuará no lugar do lesionado Ludueña. “Romário” marcou 87 gols em cinco anos de San Martín.
Confira o caminho do Grêmio na Libertadores:
Próximo jogo:
Copa Libertadores
San Martín x Grêmio
Data: 06/05/2009 - quarta-feira
Horário: 21h50min
Estádio: Alejandro Villanueva
SAN MARTÍN | GRÊMIO |
---|---|
Butrón; Huamán, Ballón, Balbín e Guizasola; Fernández, Fernando Del Solar, Carlos Pérez e Cejas; García e Arzuaga. | Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Máxi López. |
Técnico: Víctor Rivera | Técnico: Marcelo Rospide (interino) |
Copa Libertadores - oitavas-de-final - 06/05/2009. Local: Estádio Alejandro Villanueva, Lima, Peru. Horário: 21h50min (horário de Brasília). Arbitragem: Carlos Vera, auxiliado por Juan Cedeño e Carlos Herrera (trio do Equador). Rádio: a Gaúcha abre a jornada às 21h15min. TV: a RBS TV anuncia transmissão ao vivo. |