| 27/04/2009 18h46min
O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, afirmou nesta nesta segunda-feira que não há motivo para alarde em função da epidemia da gripe suína no México. Ele, porém, disse que o governo está preocupado com a doença.
— Não é motivo para alarde, preocupação sim. A população tem que ficar tranquila, porque o governo está trabalhando para evitar que esse vírus entre no Brasil — esclareceu Agenor.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Os passageiros de aviões que chegam do México, dos Estados Unidos e do
Canadá e que tiverem sintomas do vírus da gripe suína sairão do aeroporto, de ambulância, direto
para o hospital para exames complementares. A informação foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira, em Brasília.
O diretor presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, avisou que as tripulações de todos os aviões que pousam no Brasil vindos do México, EUA e Canadá estão avisadas de que, em caso de suspeita da gripe suína em algum passageiro, o comandante deverá comunicar a torre de controle do aeroporto de destino, que imediatamente deve avisar a Anvisa. Nesses casos, o passageiro também será levado para o hospital especializado.
Segundo Raposo, chegam ao Brasil diariamente cerca de 6 mil passageiros vindos dos três países. Eles desembarcam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Manaus.
A Anvisa recomenda também que quem viajou a um dos três países nos últimos dez dias e tiver algum sintoma da doença deve procurar atendimento médico.
Raposo disse ainda que esta está em
avaliação a necessidade de se ampliar o número de
técnicos da Anvisa para atuarem nos aeroportos. Na terça, haverá uma reunião em São Paulo entre a vigilância sanitária e o sindicato das empresas aéreas para definir os procedimentos de atuação conjunta.
Sobre os casos suspeitos, a Anvisa confirma que há dois pacientes em São Paulo e um casal que é atendido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Porém, segundo Álvares, "tudo leva a crer que esses casos não se confirmarão." Sobre as suspeitas de São Paulo, eles não souberam dar detalhes.
Agenor disse que, desde 2006, os dez principais aeroportos brasileiros têm um plano de contingência, elaborado em virtude da gripe aviária. O diretor da Anvisa alerta que o sintoma é muito parecido com a gripe sazonal que existe no Brasil. As informações são do site G1.
Confira amanhã em ZH reportagem completa sobre a gripe suína
Ximena De La Parra, e o namorado Rodrigo Carnevali Valelongo, usando máscaras, aguardam a chegada de Charo de La Parro, mãe de Ximena, passageira de um vôo vindo da Cidade do México, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP)
Foto:
José Luis da Conceição, AE