| 26/04/2009 20h34min
Já garantido nas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, o Grêmio não deve ter um treinador efetivado até o início da fase de mata-mata da competição. Na noite deste domingo, o vice-presidente de futebol, André Krieger, garantiu que Marcelo Rospide deve continuar no comando da equipe para os primeiros jogos eliminatórios do Tricolor no torneio. O dirigente também não descarou a possibilidade de efetivação do interino no comando da equipe:
– O treinador que vier não pode colocar em risco a harmonia do vestiário do Grêmio. Eu não descarto que Marcelo Rospide seja efetivado. Nunca descartei. Para terça-feira, o técnico será ele. O mata-mata começa no dia 5,6 ou 7 de maio. Vamos ser otimistas e admitir que o novo treinador chegue aqui na terça-feira. Mesmo assim, ele precisará de um tempo para conhecer o grupo. Por isto, mesmo com um novo treinador, vamos pedir para que o Marcelo Rospide continue no cargo até que o novo técnico esteja bem ambientado – disse André Krieger.
A primeira opção continua sendo Paulo Autuori, mas o dirigente gremista revelou que o clube onde o treinador trabalha não está aceitando liberar o profissional. Por isto, crescem os nomes de alguns técnicos que estão empregados. No entanto, André Krieger disse que o Grêmio não pode esquecer o lado financeiro em uma hora destas:
– Hoje em dia, todos os clubes fazem um projeto de médio a longo prazo com os treinadores. As cláusulas rescisórias são caras – revela o dirigente.
Se dependesse da opinião da maioria dos torcedores do Grêmio, Renato gaúcho já estaria treinando o time do Grêmio. André Krieger garante que não tem nada contra o profissional, mas acha que este não é o momento dele assumir a equipe tricolor:
– Não há inviabilização alguma e muito menos estas que foram noticiadas. O Renato tem de nós o maior respeito. mas temos uma forma de trabalhar. Certamente ele um dia será treinador do Grêmio. Mas tenho dúvida se este é o melhor momento. Nada que venha em desabono ao profissional, que já demonstrou ter inúmeras qualidades. Mas, ao meu ver, ainda não é o melhor momento para o Renato.
Para o restante da Libertadores, três alterações podem ser feitas na lista original. Já pré-inscritos, Renato e Rafael Carioca são os únicos que podem vir de fora do país. O volante Emerson, que rescindiu contrato com o Milan e que já deu declarações de que gostaria de encerrar a carreira no clube que o revelou, interessou, mas a vinda do jogador está descartada no momento:
– É um jogador que interessou. Mas não está pré-inscrito. Para vir para o futebol brasileiro teria que esperar pela abertura da janela, em agosto. No ano passado, passamos por um caso parecido, mas não igual. O Tcheco voltou antes da abertura da janela, mas porque já tinha o contrato esgotado com o clube da Arábia. A CBF não aceitou o registro, mas o Sindicato entrou com um recurso alegando que ele não tinha contrato. O Emerson rescindiu. A situação é diferente, mas, admito, pensamos no Emerson – revela o vice de futebol.
Mauro Galvão deve viajar nesta semana para tentar a contratação de Renato. O diretor executivo espera para, no máximo terça-feira, a liberação do visto para que possa entrar nos Emirados Árabes e tentar definir a negociação com o ex-jogador do Flamengo. Já Rafael Carioca depende da concordância do Spartak Moskou, já que entre ele e Grêmio está tudo acertado.
CLICESPORTES E RÁDIO GAÚCHA