| 23/04/2009 00h01min
Num elenco recheado de contratações e grandes investimentos, mais uma vez um jogador revelado nas divisões de base em Xerém salvou a pele do Fluminense. O jovem atacante Maicon entrou no segundo tempo, marcou dois gols, deu passe para um e foi o grande destaque da vitória do Tricolor por 3 a 0 sobre o Águia de Marabá (PA), que garantiu a vaga da equipe para as oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Como não poderia deixar de ser, o Fluminense iniciou o primeiro tempo indo pra cima do Águia. Everton Santos se movimentava bem e Tartá e Marquinho tentavam articular as jogadas. Porém, desde o começo, percebia-se que o Tricolor não tinha muita organização nas tramas.
Passados os primeiros 15 minutos, a equipe das Laranjeiras começou a mostrar suas fragilidades. Aproveitando-se da velocidade do seu trio ofensivo formado por Flamel, Aleílson e Felipe Mamão, o Águia chegava com perigo nos contra-ataques, principalmente nas costas dos perdidos Edcarlos, Ratinho e João Paulo.
Não fosse um
impedimento mal anulado e uma chance desperdiçada por Aleílson, o time paraense poderia ter marcado. Pelo lado do Fluminense, apenas um bom chute de voleio de Fred que Ângelo fez excelente defesa. O apito final do árbitro veio junto com vaias da torcida e gritos de "time sem vergonha".
No segundo tempo Parreira apostou em Maicon no lugar de Everton Santos e foi muito feliz. O jovem atacante, revelado em Xerém, mudou o panorama da partida. Logo no início da etapa final ele recebeu bola na intermediária e emendou um lindo chute, no ângulo do goleiro Ângelo, fazendo 1 a 0 para o Fluminense.
O gol mudou a postura do Tricolor, que passou a acertar passes e chegar com perigo ao gol do Águia. Fred se posicionava bem e criava oportunidades. Numa delas, tabelou com Maicon e deixou o garoto de frente para o goleiro. Em noite iluminada, ele empurrou para o fundo da rede ampliando o placar.
De fato, Maicon virou o "cara" do jogo. Um pouco depois, em jogada que
teve muita visão de jogo, ele viu
Eduardo Ratinho passando livre e deu belo passe. O lateral, que não vinha sendo aproveitado emendou um chute de primeira e fez o 3 a 0 para o Flu.
A vitória garantiu a classificação ao Tricolor, que agora encara o Goiás nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.