| 17/04/2009 17h53min
Recheada de jovens talentos, a seleção brasileira sub-17 estreia, nesta sexta-feira, no Campeonato Sul-Americano da categoria. O torneio, que acontece no Chile, vai até o dia nove de maio. Sem Neymar, cortado após um acordo entre o Santos e a CBF, o Brasil começa sua caminhada rumo ao nono título da competição encarando o Paraguai, às 20h (horário de Brasília), em Iquique. As informações são do site Globoesporte.com.
A seleção, comandada pelo treinador Lucho Nizzo, está no Grupo A, ao lado de Bolívia, Colômbia, Paraguai e Peru. Os donos da casa estão na mesma chave da Argentina — o Grupo B, que conta ainda com Uruguai, Equador e Venezuela.
O time brasileiro tem alguns jogadores já conhecidos pelas torcidas. É o caso do goleiro Luis Guilherme, do Botafogo, substituto direto de Renan no gol alvinegro. O menino já recebeu propostas de iniciar sua carreira no Internacional e no Arsenal, da Inglaterra, mas preferiu continuar em General Severiano.
Outro
é o meia Philippe Coutinho, do
Vasco, que brilhou no Sul-Americano Sub-15, em 2007. Logo aos 16 anos, ele foi negociado com o Inter de Milão, por 3,8 milhões de euros. No entanto, o garoto só pode seguir para a Itália quando completar 18 anos, de acordo com a legislação do país. No início deste ano, ele foi promovido ao time profissional do Vasco pelo técnico Dorival Júnior.
Três jogadores do Inter, dois do Grêmio e um do Juventude foram convocados. Alisson, Leonardo e Felipinho, são os representantes colorados. Gerson e Fernando, jogam nas categorias de base do Grêmio e Zezinho atua no time principal do Juventude.
O Brasil já foi campeão do Sul-Americano Sub-17 nos anos de 1988, 1991, 1996, 1997, 1999, 2001, 2005 e 2007. Na última vez em que levantou o caneco, a seleção apresentou Lulinha, do Corinthians, artilheiro e destaque da equipe.